Unha encravada: O que fazer? Veja nossas informações e dicas!

Unha encravada: O que fazer? Veja nossas informações e dicas!

É muito comum ter a unha encravada, que causa dor e apesar de muitos casos poderem ser resolvidos facilmente, alguns casos podem até mesmo levar você à mesa de cirurgia. No artigo de hoje vamos explicar o que é a unha encravada, o que causa esse problema e o que fazer quando a unha encravar, e ensinar os melhores tratamentos caseiros para você resolver isso de forma mais rápida, barata e simples.

O que é unha encravada?

A onicocriptose, que chamamos popularmente de unha encravada acontece quando o canto ou o pedaço da unha (normalmente do dedão do pé, mas podendo acontecer em qualquer dedo) cresce ferindo a carne, ou quando a carne envolve o canto da unha.

O que fazer?

Normalmente a própria pessoa pode desencravar a unha de forma simples e rápida, principalmente se o diagnóstico for feito logo no começo do problema.

Nesse caso, basta cortar o canto da unha que está dentro da pele, com uma tesoura ou alicate de unha mesmo, ou apenas levantar a unha com a própria ponta da tesoura. Talvez seja necessário cortar um pouco da pele que cobre a unha, e nesse caso, se você não se sentir à vontade para fazer isso (mesmo sendo simples e indolor), o ideal é procurar um podólogo ou manicure / pedicure, que vai saber como fazer isso com um alicate próprio ou até mesmo um bisturi.

unha encravada

Sintomas

Os sintomas mais comuns da unha encravada são :

  • vermelhidão no local
  • inchaço
  • dor

Em casos mais avançados, pode ocorrer o surgimento de pus, que indica inflamação. Vamos falar desses casos a seguir.

O que causa a unha encrava?

A unha encravada pode ser causada por diversos fatores, e inclusive alguns que podem ser evitados:

  • uso frequente de sapatos desconfortáveis, que estão muito apertados ou que não se ajustam de forma correta aos pés;
  • cortar a unha de forma incorreta, deixando cantos arredondados ou com pontas que podem penetrar na pele ao crescer;
  • questões genéticas, que fazem com que a unha cresça de forma errada ou que um dedo faça pressão sobre o outro (em casos de deformidades ou formas diferentes dos dedos.

Unha encravada com pus

Quando a unha encravada já está em um estágio mais avançado, a área machucada pode ficar muito vermelha e com pus, e nesse caso, um podólogo, enfermeiro ou dermatologista são os profissionais ideais para desencravar a unha sem o risco de contágio por bactérias, e, se necessário, pode indicar o uso de uma pomada antibiótica , como Nebacetin ou Diprogenta.

Existem remédios para isso?

Sim. Normalmente o médico indica uma pomada anestésica, um antisséptico, um antibiótico ou anti-inflamatório, e em caso de dor, um analgésico também pode ser indicado.

É importante dizer que não recomendamos a automedicação e que esse artigo é apenas informativo.

unha encravada

Existe algum tratamento caseiro para unha encravada?

Sim. Caso a unha ainda esteja apenas levemente encravada mas ainda não está inflamada, o tratamento caseiro recomendado é muito simples:

Deixe o pé ou a mão que está com a unha encravada de molho em uma bacia com água quente por cerca de aproximadamente 20 minutos, e depois, tente levantar o canto da unha encravada com uma pinça ou a ponta da tesourinha e coloque um pedaço de fio dental, de algodão ou de gaze entre a unha e a pele para conseguir mantê-la elevada.

Você deve repetir esse processo diariamente, deixando o dedo em água quente durante 20 minutos e trocando o fio, algodão ou gaze por uma nova. 

Passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o Povidine, por exemplo, pode ajudar a acelerar a cicatrização e evitar que a região infeccione. Se você sentir dor, vale a pena tomar um remédio analgésico e anti-inflamatório como o Paracetamol, por exemplo.

Cirurgia para unha encravada

Como falamos, em alguns casos, pode ser necessário indicar uma cirurgia para desencravar a unha. Essa cirurgia é simples e é feita com anestesia geral, e é indicada para pessoas que sempre têm a unha encravada ou quando o tratamento com a elevação da unha ou o corte não resolvem o problema, principalmente se tiver carne esponjosa na área.

Como evitar?

Para evitar a unha encravada, o ideal é cortá-las sempre de forma reta, tanto na parte superior, como nas laterais da unha. Além disso, é importante evitar usar sapatos muito apertados, e trocar as meias diariamente, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Gostou das nossas informações? Este post te ajudou? Deixe seu comentário!

Replies: 0 /

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *