Nistatina: Solução oral ou creme, qual escolher? Saiba tudo sobre esse medicamento!

Nistatina: Solução oral ou creme, qual escolher? Saiba tudo sobre esse medicamento!

O canal e a região externa da vagina são locais que possuem umidade natural. Além disso, eles são cotidianamente submetidos a situações de pouca luz e ventilação.

Calças leggin, calças jeans e outros tipos de roupas prejudicam a obtenção de luz e a circulação de ar nessas áreas e, assim, criam ambientes muito favoráveis ao desenvolvimento de fungos prejudiciais para a saúde vaginal.

Porém, felizmente existem medicamentos que auxiliam bastante a manutenção da saúde íntima feminina. Esse é o caso da substância denominada Nistatina.  Nesse artigo vamos falar sobre para que serve, quais são a indicações, sua composição e outras informações muito importantes para você se inteirar mais sobre esse possível aliado! Veja mais a seguir.

Para que serve?

A nistatina é um medicamento antifúngico que serve para combater os fungos malignos que se desenvolvem no canal vaginal ou adjacências.

Esses fungos podem causar doenças muito comuns e corriqueiras na vida íntima da mulher, como, por exemplo, a candidíase. O fungo mais comum que essa substância combate é o conhecido Candida albicans, que, além da candidíase também é o causador do sapinho.

Para quem é indicado a nistatina?

nistatina creme

De forma geral, a nistatina é indicada primeiramente para mulheres.

Ele é encontrado nas farmácias especialmente em forma de creme, para aplicação vaginal. Esses tipos de cremes vêm em tubos comuns, porém, são acompanhados de seringas para aplicação interna diretamente no canal.

Além da aplicação intra-vaginal, também existem outras formas de ingestão dessa substância, mais adaptáveis para outros usuários além das mulheres. São elas:

Nistatina solução oral e creme dermatológico

A nistatina suspensão oral e o creme dermatológico são formatos de uso externo, e podem ser usados por qualquer pessoa, com algumas restrições. A solução oral é muito usado para tratar a candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho.

A candidíase oral não atinge somente as mulheres. Inclusive, essa infecção é muito mais comum em crianças do que nos adultos.

Porém, nas crianças, observamos o desenvolvimento do sapinho tradicional. A Cândida albicans também pode chegar a desenvolver infecções para além da boca. O esôfago e o intestino também estão suscetíveis a infecção pelo fungo. Nesse caso, o uso da nistatina é fundamental Nessa situação, seu uso é geral, podendo ser utilizado por homens e mulheres.

Crianças um pouco mais velhas que já possuem uma boa resistência à medicações tradicionais também podem fazer uso para combater o fungo Candida albicans.

+ Saúde Feminina: Conheça as vantagens e benefícios do medicamento Wartec!

Nistatina gotas ou pomada, qual escolher?

Como já mencionamos acima, cada manifestação do fungo Candida albicans pede um tipo específico de uso. A nistatina gotas é indicada para tratar sapinho

A nistatina em pomada é indicada para o tratamento intra vaginal, ou para tratar infecções pelo fungo nas camadas externas da pele.

Para comprar o seu medicamento por um preço acessível e realizar uma compra segura, indicamos a drogaria Onofre. Uma empresa séria, e cheia de vantagens.

Clique no botão abaixo e confira mais informações sobre as ofertas.

botao onofre

Qual sua composição?

Para descrever a composição correta da medicação, vamos usar uma base de proporção. Dentro de um tubo de creme vaginal de 60 gramas, observamos a seguinte composição:

Temos a quantidade de v100.000 UI de Nistatina, para 0,4 gramas de um composto que veicula sua aplicação. Ou seja, uma mistura que promove a consistência cremosa necessária para a aplicação do remédio.

De forma geral, o veículo é composto por Metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, cera emulsificante não-iônica, edetato de sódio, petrolato branco e água deionizada.

Como devo usar a nistatina?

nistatina ambalagem

A forma de usar a nistatina é diretamente relativa à forma do remédio a sua escolha. Para usar o creme vaginal de nistatina, siga os seguintes passos:

  1. Na parte superior da tampa existe uma ponta pontiaguda que serve para perfurar o lacre da bisnaga. Faça a perfuração.
  2. Encaixe a seringa na entrada da pomada e puxe o êmbolo até o final.
  3. Feito isso, aperte a base do tubo para preencher a seringa totalmente.
  4. Depois, introduza a seringa aplicadora na vagina, e empurre o embolo lentamente até que todo o produto seja depositado no seu canal.
  5. Lave o aplicador cuidadosamente para esterilizar e evitar futuras re-contaminações pelo fungo que se aloja na seringa, caso esta não seja descartável.
  6. Em caso de mulheres grávidas, tome cuidado para não pressionar demais o aplicador contra o colo do útero.
  7. Em caso de soluções orais, a forma de uso requer que a pessoa faça a aplicação da solução na cavidade oral, e mantenha o líquido na boca pelo máximo que conseguir, antes da ingestão.
  8. Para adultos e crianças, a quantidade indicada é de 1 a 6 mL, 4 vezes ao dia.
  9. Para recém-nascidos e crianças abaixo do peso, a quantidade é de 1mL, também 4 vezes ao dia.
  10. Gestantes ou lactantes devem usar a nistatina oral de 1 a 2 mL, 4 vezes ao dia.

+Saúde feminina: Leia nosso artigo sobre o Aldara, um medicamento poderoso contra verrugas genitais!

Existem contraindicações?

A nistatina é de forma geral contraindicada para mulheres em situação de gravidez ou de lactação.

Entretanto, se for necessário, pode ser utilizada apenas em casos de estrita indicação médica, uma vez que é comum o surgimento de cândidas ao longo da gravidez.

Precisa de receita para comprar?

Não! A nistatina é um medicamento livre de prescrição médica.

E aí, gostou do  texto? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *