Manchas na pele vermelha, branca, no bebê…O que pode ser? Confira!

Manchas na pele vermelha, branca, no bebê…O que pode ser? Confira!

Uma das coisas que mais incomoda e prejudica a beleza são as manchas na pele, que podem ser de tipos diferentes e que são causadas por vários fatores diferentes, como vamos falar no artigo de hoje.

É importante saber que tipos de manchas na pele você tem e os sintomas que apareceram junto com elas, para saber que produtos comprar e como tirar essas manchas.

Também é importante lembrar que essas informações não substituem a orientação médica especializada, e que você deve procurar um dermatologista para saber como cuidar da sua pele da melhor forma.

O que pode ser?

manchas na pele

Como falamos, as manchas na pele podem ser causadas por vários fatores, além de apresentar cores, formatos e sintomas diferentes, e por isso vamos falar das manchas mais comuns e ensinar como tratar e tirar cada tipo.

Manchas na pele negra

As pessoas com pele negra sofrem muito com manchas na pele, por causa da maior quantidade de melanina (pigmento que dá cor à pele), e por isso, vale a pena cuidar bem da pele, usar protetor solar e saber como prevenir cada tipo de mancha.

Processos inflamatórios, irritações e alergias podem causar manchas na pele negra com muita facilidade, geralmente mais amarronzadas.

Melasmas, cicatrizes de acne, picadas de mosquito e foliculite também deixam manchas na pele negra com freqüência.

O que seriam as manchas brancas?

manchas na pele branca

As manchas brancas na pele são muito comuns, e podem ser causadas por vários fatores, desde uma simples micose, vermes ou até sarna e vitiligo.

É muito importante observar os sintomas que aparecem junto com as manchas brancas, pois isso ajuda no diagnóstico e no tratamento. A micose, por exemplo, sempre coça bastante, e pode ser tratada com pomada ou sabonete antifúngico.

As sardas também são manchas brancas que aparecem mais freqüentemente depois dos 40 anos, especialmente em pessoas de pele mais clara ou que costumam pegar sol sem o uso de protetor solar.

E as manchas vermelhas?

manchas vermelhas na pele

As manchas vermelhas podem ser causadas por alergias ou urticárias, além do eczema (também chamado de dermatite), estresse e de algumas infecções e doenças como o lúpus.

É comum que as manchas vermelhas acompanhem sintomas como coceira, dor, febre, aumento de tamanho, sangramentos e alterações de cor, e isso vai determinar tanto o diagnóstico quanto o tratamento, que deve ser indicado por um dermatologista.

É importante ficar atento às manchas vermelhas que não coçam, pois pode ser um sintoma de psoríase ou até mesmo um câncer de pele (quando associada à dor).

Veja também o que fazer em casos de manchas de sol!

Pode ser HIV?

Sim. Como falamos, as manchas na pele podem ser sintomas de várias doenças, e as manchas vermelhas também aparecem em casos de HIV, principalmente no tórax, pescoço e rosto.

É importante dizer que o HIV apresenta vários outros sintomas, que devem ser observados junto com as manchas avermelhadas na pele, e que o diagnóstico só é feito através do exame de sangue.

Manchas na pele do bebê, o que significa?

bebê com manchas na pele

Os bebês também podem ter manchas na pele, especialmente em caso de alergia, que também pode causar coceira e febre.

Uma das manchas mais comuns na pele do bebê é a dermatite atópica, que são manchas vermelhas que provocam coceira e deixam o local esbranquiçado depois do tratamento, que normalmente é feito com corticoides ou um remédio anti-histamínico.

A brotoeja é muito comum no verão e também causa manchas avermelhadas e coceira, além de bolhas, e deve ser tratada com um creme para alergia, de acordo com a recomendação do seu pediatra de confiança.

A roséola infantil pode aparecer no tronco, braços e pescoço como pequenas manchas vermelhas ou rosas e com febre. A roséola dura cerca de uma semana e é contagiosa (contato pela saliva).

Como tirar manchas na pele?

Como falamos, cada um dos tipos de manchas na pele são causados por fatores diferentes, e por isso devem ser tratados de forma diferente, mas existem cremes e pomadas que clareiam as manchas de forma rápida, barata e segura.

A esfoliação também pode ser uma boa opção para tirar manchas escuras na pele, e você pode fazer em casa mesmo, usando receitas com ingredientes baratos e fáceis de encontrar, como o bepantol e o óleo de rosa mosqueta, entre outros.

Também existem vários tratamentos estéticos que ajudam a tirar manchas mais facilmente, como o peeling químico, peeling de cristal, a luz pulsada e o laser, por exemplo.

E ai gostou do texto? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *