Importância dos aminoácidos para saúde: Explicamos aqui!

Importância dos aminoácidos para saúde: Explicamos aqui!

Aminoácidos… provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre eles nas aulas de química na escola, mas o que talvez você não saiba é o quanto eles são importantes para a saúde, tanto que alguns deles são classificados como essenciais. Tamanhos são os seus benefícios que um dos suplementos mais consumidos nas academias é o BCAA, que é composto por três aminoácidos que não produzidos naturalmente pelo organismo, a L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina. Foi pensando na popularidade dos aminoácidos que o artigo de hoje foi escrito… a seguir vamos falar a sua importância para a saúde. Continue lendo e tire suas dúvidas.

Mas, o que são os aminoácidos?

Voltando às aulas de química, os aminoácidos são moléculas orgânicas, e eles são compostos por átomos de carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio, e sua importância se deve ao fato de que todas as células do corpo necessitam dos aminoácidos para o bom funcionamento. Além disso eles são essenciais na síntese de proteínas e enzimas.

Segundo pesquisas indicaram o equilíbrio dos aminoácidos no organismo também influencia no fortalecimento do sistema imunológico, bom humor, estado emocional, etc.

Tipos de aminoácidos

Eles se dividem em duas categorias bem simples de serem entendidas. Vamos explicá-los a seguir:

Aminácidos essenciais

São os aminoácidos que NÃO podem ser produzidos pelo corpo naturalmente, e por esse motivo você precisa consegui-los através da alimentação ou por suplementação, com o BCAA, por exemplo.

Aminoácidos não essenciais

São os aminoácidos que o corpo consegue sintetizar, ou seja, produzidos pelo próprio organismo.

Porque eles os aminoácidos são importantes para a saúde?

Essas substâncias são importantes para a saúde porque participam de processos extremamente valiosos para o organismo, e que garantem o bom funcionamento do corpo. Dentre eles estão a manutenção dos músculos, dos tendões, ligamentos, pele, glândulas, etc. Além disso, eles estão presentes no processo de digestão dos alimentos, o que garante a absorção dos nutrientes necessários para a saúde.

Os aminoácidos são muito usados como suplementação nas academias porque a presença desta substância inibe o catabolismo, o que evita que o corpo use como energia as suas reservas de massa magra.

BCAA

Agora que você já sabe o que são os aminoácidos e suas funções no organismo, já deve estar imaginando quais são os benefícios desse suplemento para a saúde. Como já citamos, o principal suplemento desta categoria é o BCAA, que é composto por L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.

Hoje em dia existem no mercado uma infinidade marcas de BCAA,  o que faz com que se torne um produto mais acessível e que atenda as necessidades de cada um dos indivíduos que desejam fazer a suplementação.

Dentre os principais benefícios do BCAA estão a recuperação muscular e a restauração de lesões, principalmente em exercícios de alta intensidade. Além disso ele permite uma maior entrega de energia para os músculos, já que ele aumenta a produção de insulina. Com isso é possível ter mais resistência durante os treinos.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o vídeo a seguir:

Esperamos ter ajudado você a entender melhor o que são os aminoácidos e seus benefícios. Para mais dicas, continue acompanhando o Base de Beleza!

 

 

 

Replies: 0 /

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *