Hidroquinona: o que é? Para que serve? Descubra tudo aqui!

Hidroquinona: o que é? Para que serve? Descubra tudo aqui!

Cada vez mais a sociedade vem estipulando padrões de beleza, no qual a vaidade é uma característica que tem crescido bastante entre as pessoas. Hoje em dia é disponibilizado no mercado produtos pensados especialmente para uma melhor aparência, os quais corrigem os possíveis erros estéticos.

Um dos maiores órgãos do ser humano é a pele, nela pode ocorrer várias doenças, entre elas micose, cravos, espinhas, marcas de nascenças e as temidas manchas que muitas vezes são causadas pela grande exposição ao sol. A Hidroquinona tem sido tachada como um dos milagres dermatológicos, que vem auxiliando no clareamento de manchas na pele.

Para que serve a Hidroquinona?

São diversas as razões que podem provocar o aparecimento de manchas na pele. Algumas delas podem ser de nascença e outras surgem com o passar dos anos, podendo ser causadas por problemas e até mesmo por doenças que desenvolvemos ao longo da vida.

A hidroquinona se destaca por ser um medicamento que possui substâncias que auxiliam no processo de clareamento da pele, principalmente em pessoas que tem a pele morena ou negra.

Ela é um medicamento de uso tópico (quando aplicado diretamente na região afetada), ela age na despigmentação de manchas nos pontos mais escuros da pele, compreendendo sardas. Devemos ressaltar que há diferentes graus de hidroquinona, sendo que estes variam de 1 a 5%. Quanto maior a porcentagem, maior será a eficiência da despigmentação das manchas na pele.

O medicamento faz com que ocorra o bloqueio na produção de melanina, degradando as células que armazenam a melanina. A hidroquinona é uma medicação que inibe a ação da tirosinase, a qual representa uma enzima que auxilia na formação de melanina. Sendo assim, a hidroquinona impede que o corpo escureça, clareando todas as manchas onde foi aplicada a medicação.

Deve passar a hidroquinona no período da noite antes de dormir, aproximadamente meia hora antes de se deitar. O indivíduo deve lavar bem o rosto com um sabonete neutro. Em sequência aplique uma pequena porção do medicamento sobre a o local afetado pelas manchas, lembrando que não devemos aplicar grandes quantidades do medicamento, pois o mesmo pode provocar ardência no local.

Quais os efeitos esperados?

O uso de hidroquinona começa a apresentar seus resultados em um período de dois meses de uso. Sendo que este período raramente se excede por mais de oito meses, isso porque ele pode provocar problemas se utilizada por muito tempo. Após o período estipulado pelo dermatologista, o qual vai depender do tipo de mancha é qual grau ela se encontra. As manchas irão clarear ficando menos visíveis e que deixam a pele com o tom mais uniforme e com uma aparência mais formosa.

antes e depois hidroquinonaQuais os efeitos colaterais?

Os principais efeitos colaterais ocorridos pelo uso da medicação são hipersensibilidade a luz solar, sensação de leve queimação na área medicada, eritema (vermelhidão na pele), dermatite, presença de manchas marrons nas unhas, quando realizamos o tratamento com hidroquinona, devemos evitar o contato com a luz solar, uma vez que ela pode causar outras manchas na pele piorando ainda mais o aspecto.

Devemos destacar que o uso de hidroquinona não deve ser realizado em grande áreas do corpo, evitando principalmente a aplicação próximo a área dos olhos. O contato do produto com os lábios pode ocasionar sensação de amargo no paladar e pode até causar efeito anestésico. O medicamento não deve ser aplicado em áreas que estejam irritadas ou com possíveis queimaduras solares.

Pode ser usado na virilha?

O medicamento pode até ser utilizado para retirar manchas escuras na virilha e até mesmo na axila. No entanto, alguns dermatologistas nãos recomendam o seu uso para este fim, pois ela irrita bastante a pele nestes locais. O melhor é utilizar produtos que sejam diretamente indicados para clarear estas regiões.

gel hidroquinonaGel ou Creme?

Existe no mercado a versão em gel e em creme. Porém especialista da área de dermatologia indicam o medicamento na forma de creme, pois assim o mesmo é absorvido mais rapidamente pelo corpo. Outro ponto a ser questionável que a hidroquinona em gel sai mais fácil da pele, especialmente quando se tem contato com água. Entretanto o corpo está sujeito suar, neste caso o creme é indicado para haja uma melhor absorção do medicamento.

Ficou alguma dúvida sobre hidroquinona então nos conte nos comentários!

 

 

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *