Por ser um tipo de estrogênio, o estradiol é conhecido como “o hormônio feminino”. Apesar disso, o estradiol é um hormônio sexual produzido por homens e mulheres, e tem funções que vão além da fertilidade, como explicaremos a seguir.
Nas mulheres o estradiol é produzido pelos ovários e nos homens, pelos testículos. Além de falar pra que serve o estradiol, nesse artigo também vamos falar se tomar estradiol engorda, o que significa quando o exame indica níveis baixos desse hormônio e como é o tratamento.
O que é o estradiol?
O estradiol é um hormônio produzido por homens e mulheres, com funções ligadas à fertilidade e ao aparelho reprodutor e é considerado o principal e mais ativo hormônio sexual feminino, sendo responsável diretamente pela regulação da menstruação, do ciclo menstrual e da possibilidade de engravidar ou não.
Inicialmente acreditava-se que este hormônio (assim como os outros tipos de estrogênio) era produzido apenas pelas mulheres, e por isso ainda é chamado de “hormônio feminino”, mas apesar de ser um hormônio sexual, e desempenhar papéis no desenvolvimento do útero, trompas, vagina e mamas, na alteração do estradiol sintético.
Nos homens, ter os níveis de estradiol diminuídos pode influenciar também na incidência de disfunção erétil. Na mulher, um dos sintomas do estradiol baixo é a falta de lubrificação, e em ambos, a perda ou diminuição do desejo sexual também pode ser um indicativo de que os níveis desse hormônio estão desregulados. Para as mulheres que querem engravidar, é importante ter os níveis de hormônio regulados, pois junto com os hormônios LH e FSH, ele também é responsável pela formação do folículo ovariano.
Tomar estradiol faz engordar?
Tanto o excesso de estrogênios como o estradiol quanto a falta deles pode ajudar a engordar sim, assim como os outros hormônios, como a testosterona, porém, isso varia de pessoa pra pessoa, de acordo com o organismo. O estradiol está presente na composição de alguns remédios anticoncepcionais, que também têm outros hormônios, e também influenciam no peso de algumas mulheres, enquanto outras não tem essa mesma reação. Também não é toda mulher que engorda na menopausa, quando a reposição hormonal é mais comum. Dessa forma, não podemos responder em definitivo se tomar este hormônio faz engordar.
Para mais informações assista a este vídeo:
Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!