Estradiol: O que é? Para que serve? Posso tomar? Faz engordar?

Estradiol: O que é? Para que serve? Posso tomar? Faz engordar?

Por ser um tipo de estrogênio, o estradiol é conhecido como “o hormônio feminino”. Apesar disso, o estradiol é um hormônio sexual produzido por homens e mulheres, e tem funções que vão além da fertilidade, como explicaremos a seguir.

Nas mulheres o estradiol é produzido pelos ovários e nos homens, pelos testículos. Além de falar pra que serve o estradiol, nesse artigo também vamos falar se tomar estradiol engorda, o que significa quando o exame indica níveis baixos desse hormônio e como é o tratamento.

O que é o estradiol?

O estradiol é um hormônio produzido por homens e mulheres, com funções ligadas à fertilidade e ao aparelho reprodutor e é considerado o principal e mais ativo hormônio sexual feminino, sendo responsável diretamente pela regulação da menstruação, do ciclo menstrual e da possibilidade de engravidar ou não.

Inicialmente acreditava-se que este hormônio (assim como os outros tipos de estrogênio) era produzido apenas pelas mulheres, e por isso ainda é chamado de “hormônio feminino”, mas apesar de ser um hormônio sexual, e desempenhar papéis no desenvolvimento do útero, trompas, vagina e mamas, na alteração dos workhospitality.com.au órgãos sexuais externos, na produção de muco e lubrificação vaginal, estimulando os folículos ovarianos a liberar os óvulos e na espermogênese, ajudando a evitar que o esperma morra muito cedo, ele também tem outras funções:

  • Atua na distribuição da gordura corporal;
  • Ajuda a proteger funções cerebrais como a memória;
  • Tem responsabilidade na manutenção dos tecidos, garantindo a elasticidade e o viço da pele e dos vasos sanguíneos
  • Ajuda na reconstituição óssea.

Nos homens, o estradiol também contribui com a libido e a fertilidade, e é um hormônio produzido em quantidades menores que nas mulheres.

O que significa estar com o estradiol baixo?  

O nível do hormônio é medido através de um exame de sangue (também conhecido como exame de E2), e os níveis desse hormônio variam de acordo com a idade da mulher e nos homens, além de ser variável nas mulheres dependendo da época do mês, podendo ficar baixo ou alto de acordo com o ciclo menstrual. Porém, nas mulheres, durante a menopausa a concentração deste hormônio (assim como a de progesterona) diminui e se estabiliza, porque a função ovariana diminui.

Estar com o nível de hormônio alterado (para mais ou para menos) pode significar várias causas, e se você está com o estradiol baixo pode ser um indicativo de:

  • Insuficiência ovariana (os níveis urinários e séricos diminuídos geralmente são acompanhados por altos níveis séricos de LH e FSH);
  • Menopausa,
  • Síndrome de Turner (anomalia cromossômica com origem na perda parcial ou total de um cromossomo X, que afeta apenas as mulheres);
  • Gravidez ectópica (conhecida como gravidez tubária, que ocorre fora do útero).

Baixo estradiol em homens e mulheres

Mulheres que fazem uso de contraceptivos orais também costumam ficar com o estradiol baixo, e o uso de alguns medicamentos também pode alterar o resultado do exame, que deve ser feito até o quinto dia do ciclo menstrual. Portanto, recomendamos esperar o diagnóstico feito pelo seu médico (ginecologista ou endocrinologista) antes de ficar preocupada com essas possibilidades e indicar o melhor tratamento.

Quando os níveis deste hormônio estão baixos o tratamento é feito através de reposição hormonal com bazoesoft.com estradiol sintético.

Nos homens, ter os níveis de estradiol diminuídos pode influenciar também na incidência de disfunção erétil. Na mulher, um dos sintomas do estradiol baixo é a falta de lubrificação, e em ambos, a perda ou diminuição do desejo sexual também pode ser um indicativo de que os níveis desse hormônio estão desregulados. Para as mulheres que querem engravidar, é importante ter os níveis de hormônio regulados, pois junto com os hormônios LH e FSH, ele também é responsável pela formação do folículo ovariano.

Tomar estradiol faz engordar?

Tanto o excesso de estrogênios como o estradiol quanto a falta deles pode ajudar a engordar sim, assim como os outros hormônios, como a testosterona, porém, isso varia de pessoa pra pessoa, de acordo com o organismo. O estradiol está presente na composição de alguns remédios anticoncepcionais, que também têm outros hormônios, e também influenciam no peso de algumas mulheres, enquanto outras não tem essa mesma reação. Também não é toda mulher que engorda na menopausa, quando a reposição hormonal é mais comum. Dessa forma, não podemos responder em definitivo se tomar este hormônio faz engordar.

Para mais informações assista a este vídeo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *