Endometriose: Como ocorre? Pode causar infertilidade? Quais os sintomas?

Endometriose: Como ocorre? Pode causar infertilidade? Quais os sintomas?

A endometriose é uma doença que causa dores muito severas e sintomas desagradáveis em mulheres em idade fértil, especialmente durante a menstruação.

Apesar de ser uma doença muito comum, afetando cerca de 15% da população feminina mundial, ainda existem muitas dúvidas e mito a respeito desse assunto.

No artigo de hoje vamos explicar o que é a endometriose, quais são os sintomas mais comuns e como tratar a endometriose.

O que é a endometriose? Pode causar infertilidade?

A endometriose é a doença causada pelo crescimento do endométrio (que é a mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outros lugares, normalmente fora do útero e em órgãos próximos, como falaremos a seguir, mas também pode afetar órgãos fora do abdômen, como o pulmão e o cérebro.

Sim. Cerca de 50% das mulheres diagnosticadas com endometriose, especialmente o tipo mais profundo, pode ficar infértil.

Sintomas da endometriose

O sintoma mais comum da endometriose é a dor abdominal muito parecida com a cólica menstrual, mas mais intensa.

Os sintomas também podem ser diferentes de acordo com o tipo de endometriose, ou seja, onde o endométrio cresce e está.

Endometriose profunda

A endometriose profunda é a forma mais severa da doença, e é caracterizada quando os focos da doença infiltram-se por mais de 5 milímetros, atingindo uma área mais ampla.

Na endometriose profunda os sintomas são mais severos e pode dificultar uma gravidez, causando infertilidade.

Na maioria dos casos de endometriose profunda a cirurgia é indicada, podendo retirar apenas o endométrio ou ser indicada uma histerectomia, que é a retirada dos ovários.

Endometriose intestinal

A endometriose intestinal acontece quando o endométrio cresce em volta da parede do intestino, o que pode causar uma alteração nos hábitos intestinais, especialmente durante a menstruação.

Além da dor abdominal, sintomas como diarréia freqüente, dificuldade em evacuar, sangue nas fezes e sangramento pelo ânus durante a menstruação podem acontecer e facilitar um diagnóstico.

Endometriose na bexiga

Quando o endométrio cresce na parede da bexiga causa a endometriose na bexiga e alguns sintomas como dor na bexiga, queimação ao urinar ou vontade frequente para urinar, especialmente durante a menstruação.

Também pode acontecer febre persistente e presença de pus ou sangue na urina durante a menstruação.

Endometriose na gravidez

Apesar de a endometriose ser um dos motivos mais comuns de infertilidade, quando ela acontece na gravidez não oferece problemas ou riscos ao bebê, como nascimento prematuro ou má formação, por exemplo.

O tratamento geralmente é feito com suplementação de progesterona para evitar um aborto, e é comum que a endometriose regrida nos últimos meses da gravidez, tendo uma redução dos sintomas.

A endometriose pode fazer engordar?

sintomas da endometriose

O tratamento da endometriose pode sim causar um ganho de peso, porque, como falamos, é feito com medicamentos hormonais, que podem causar alterações no peso, e a cirurgia pode retirar tanto os ovários quanto o útero (histerectomia total), que leva a paciente a menopausa precoce, que também pode causar aumento de peso, já que o metabolismo diminui.

É importante dizer, no entanto, que nem todas as mulheres que usam esses remédios hormonais ou anticoncepcional, assim como entram na menopausa, engordam.

Tratamentos

A endometriose pode ser classificada em três tipos: leve, moderada e grave. Os sintomas variam de acordo com o tipo e a gravidade, mas o tratamento pode ser com medicamentos hormonais para todos os tipos.

Também podem ser receitados medicamentos que impedem a produção de estrogênio pelos ovários, e a cirurgia.

A Medicina Tradicional Chinesa indica também que a paciente faça exercícios físicos e especialmente a dança do ventre como parte do tratamento, já que os movimentos da dança movimentam a região pélvica.

Tratamento com acupuntura

Sim. A acupuntura pode ajudar a diminuir os sintomas da endometriose, inclusive nos casos que o tratamento tradicional não traz resultados positivos.

Tem cura?

Não. Infelizmente os medicamentos utilizados no tratamento da endometriose só ajudam a reduzir ou acabar com os sintomas, mas apenas a histerectomia total (retirada dos dois ovários) pode acabar de vez com o problema.

Pode voltar?

Como falamos, a endometriose não tem cura, e isso significa que se o tratamento for interrompido, os sintomas e a endometriose podem voltar sim.

A endometriose também pode voltar quando a função menstrual volta, após o período de repouso hormonal causado por medicamentos.

 

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *