Anticoncepcional: Veja as 3 marcas mais utilizadas, a diferença entre a pílula, injetável, adesivo e muito mais!

Anticoncepcional: Veja as 3 marcas mais utilizadas, a diferença entre a pílula, injetável, adesivo e muito mais!

O anticoncepcional é um medicamento muito usado por mulheres que desejam evitar a gravidez indesejada, mas ele também pode trazer vários outros benefícios a essas mulheres, como regular o ciclo menstrual, diminuir as cólicas, eliminar as acnes e muito mais. Mas para isso é importante que você escolha o medicamento certo para você.

Se você vai começar a tomar o anticoncepcional agora e por isso não sabe qual escolher nem como é a melhor forma de uso, você está no artigo certo, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber antes de começar a tomá-lo. Confira!

Selene, Diane ou Yasmin, qual escolher?

anticocepcional
Colorful oral contraceptive pill strips on pine wood table.

É comum que algumas mulheres tenham dúvidas de qual anticoncepcional escolher, e se esse também é o seu caso, confira abaixo um pouco mais sobre alguns dos mais conhecidos.

  • Selene

O Selene é uma excelente opção de medicamento para quem deseja mais que um medicamento para prevenir a gravidez, pois ele auxilia no tratamento de várias doenças relacionadas aos hormônios andrógenos nas mulheres.

Ele irá ajudar a combater as acnes, o excesso de pelos em casos leves e ainda pode auxiliar no tratamento da síndrome dos ovários policísticos. Além é claro, de regular o ciclo menstrual da mulher.

Uma vantagem do Selene é que ele possui um preço acessível.

  • Diane

O Diane é um ótimo medicamento para tratamentos de distúrbios hormonais, mas antes de começar a tomá-lo como contraceptivo é importante que você saiba que ele pode trazer muitos efeitos colaterais, por isso você deve tomá-lo com muito cuidado.

No entanto, ele é muito usado principalmente por ser aceito com facilidade em vários organismos.

  • Yasmin

Mais um ótimo medicamento para quem deseja prevenir a gravidez é o Yasmin, pois se usado de forma correta poderá ajudar a evitar a gravidez indesejada sem o uso de outros contraceptivos.

Além dessa função, ele também ajuda a combater a retenção de líquido e o inchaço, reduzir a oleosidade e melhorar as acnes do rosto.

Para escolher o melhor, o ideal é que você consulte um ginecologista, assim ele irá indicar aquele que for ideal para o seu organismo a fim de minimizar os efeitos colaterais.

Posso tomar anticoncepcional amamentando?

amamentando

Sim, o anticoncepcional pode sim ser usado durante o período de amamentação, mas é importante que ele possua apenas progesterona, pois a pílula que possui apenas um hormônio é mais fraca.

Quando o bebê começar a mamar menos, a mulher poderá voltar a tomar a pílula combinada.

Qual é a diferença entre o adesivo e o injetável?

anticocepcional

Esse adesivo consiste em um material aderente que é inserido na pele e libera os hormônios estrógeno e progesterona de forma contínua. Os hormônios vão para a corrente sanguínea e possuem a função de impedir a liberação de óvulos e consequentemente evitando que a mulher tenha uma gravidez indesejada.

O adesivo deve ser trocado semanalmente e deve ficar na pele por apenas 3 semanas, pois na 4° semana é necessário fazer uma pausa para que o período menstrual comece, na semana seguinte a aplicação do adesivo deve ser feita novamente.

Também existe o anticoncepcional injetável que é ideal para as mulheres que não querem se comprometer a tomar pílulas diariamente. Ele consiste em uma injeção que pode ter apenas progesterona ou que pode ser uma mistura de progesterona e estrógeno. Sua principal função é a de prevenir a gravidez impedindo a liberação dos óvulos.

A injeção pode ser tomada uma vez no mês ou de três em três meses.

Como tomar corretamente e qual seu índice de eficácia?

eficacia

A melhor forma de tomar o anticoncepcional irá depender de quantos comprimidos tenha a cartela. Se o seu for de 21 dias, que é o mais comum, você deverá iniciar o consumo do medicamento no primeiro dia da menstruação e tomá-lo por 21 dias seguidos, sempre no mesmo horário.

Ao consumir o último comprimido da cartela você deverá esperar um intervalo de 7 dias e voltar a consumir as cápsulas no 8° dia.

Se for tomado corretamente, o anticoncepcional possui um índice de falha muito pequeno, de apenas 0,1%, ou seja, a eficiência do medicamento é de 99,9%.

Anticoncepcional engorda?

anticoncepcional retenção de líquido

O anticoncepcional não provoca o aumento do peso, no entanto, algumas pílulas poderão estimular o retenção de líquido e isso poderá fazer com que a mulher sinta que engordou.

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *