Acne: Causas, tratamentos, hormonal, neonatal, remédios e mais..

Acne: Causas, tratamentos, hormonal, neonatal, remédios e mais..

Só quem tem sabe o quanto a acne pode ser cruel. Mais do que questão de saúde física, ela afeta muito a saúde psicológica da pessoa. O indivíduo passa a se sentir com a autoestima baixa, podendo até ser alvo de olhares e bullying (principalmente quando falamos de jovens).

Mas apesar de ser bem comum no período da adolescência, a acne é muito mais que apenas uma alteração passageira dessa época. É considerada uma doença crônica que pode se manifestar em adultos também. Os motivos podem ser diversos e em diferentes graus.

Causas

A acne vai surgir na pele quando acontece a obstrução dos folículos pilossebáceos (poros) em resposta à inflamação das glândulas sebáceas. É nesse momento que acabam produzindo sebo em excesso na pele se tornando a acne que conhecemos.

As causas podem ser as mais variadas, podendo estar relacionada: hormônios, estresse, idade, oleosidade natural da pele, genética, gestação, período pré-menstrual e até o clima. Para o diagnóstico certo do motivo do surgimento das acnes, é sempre ideal a consulta com o médico.

Acne hormonal

acne no rosto de uma menina adolescente

Quando a causa do aparecimento da acne é hormonal é porque estão acontecendo alterações hormonais no organismo que estão ocasionando um desequilíbrio na produção de sebo nas glândulas da pele, obstruindo os poros e se tornando essas lesões.

Na puberdade isso costuma ser comum tanto em homens quanto mulheres, pelas alterações de hormônio naturais da fase. Mas a mulher ainda pode enfrentar em outros momentos da vida, por conta da menstruação, gravidez e menopausa.


Leia também tudo sobre cravos na pele!


Neonatal

Por incrível que pareça, até os recém-nascidos podem sofrer com a acne. Conhecida como acne neonatal, a cada 10 bebês, 1 pode apresentar esse problema entre a 3º e 4º semana de vida.

O problema é simples de resolver e muito pouco provável que a criança vá ficar com cicatrizes. Podendo desaparecer com o tratamento adequado entre 4 a 5 semanas. A causa é pelas alterações hormonais estimuladas pelos andrógenos maternos, fazendo com que haja várias acnes pelo rosto do bebê.

O tratamento geralmente é feito com higienização da pele com sabonete infantil e panos limpos para secar. Não é indicado esfregar a pele da criança ou usar pomadas/cremes sem indicação.

Como acabar?

mulher com o rosto cheio de acne

Mas como se livrar das acnes afinal? A resposta para essa pergunta irá depender de muitas variáveis. Dentre elas a causa do aparecimento e em que grau ela se encontra. Existem 5 graus, do mais simples ao mais grave.

Por isso, na hora de tratar é preciso que você procure um médico para saber qual tratamento será indicado no seu caso. Outro ponto é que pode ser que o remédio reaja diferente na sua pele, por isso é importante estar acompanhando com um profissional para encontrar o melhor método para você.

Mesmo que pareça algo puramente estético e da fase jovem, todos devem procurar um tratamento para manter a pele saudável e principalmente a mente. Os principais tratamentos são feitos com medicamentos via oral, procedimentos estéticos e produtos específicos. Em casos mais simples, pode ser eficaz apenas uma mudança de hábitos com a pele, controlando a oleosidade.

Remédios para acne

Em casos mais graves, costuma ser necessário o tratamento com medicamentos de uso oral, como anti-inflamatórios e antibióticos específicos. Um medicamento bastante conhecido no tratamento de acne é o Roacutan.

Anticoncepcional ajuda?

Se a causa do surgimento da acne for por alterações hormonais, pode ser que o anticoncepcional ajude sim. Alguns ajustam um possível desequilíbrio na produção dos hormônios que podem ser o que estão causando a doença.

Tratamento caseiro

Além de tratamentos com remédios, algumas receitas caseiras podem ajudar a amenizar a aparência. Lembre-se de sempre consultar com um médico antes de realizar qualquer tipo de procedimento.

  • Argila verde

Umedeça uma pequena quantidade da argila verde até que fique uma pasta. Esfregue no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água morna e faça massagens suaves para eliminar o produto. Repita o procedimento 2 vezes na semana.

  • Chá verde

Faça um chá verde e depois borrife o líquido no seu rosto. Deixe agir por 15 minutos e depois limpe com uma toalha úmida. Repita por 3 vezes por semana.

  • Babosa

Pegue o gel fresco da babosa e aplique nas regiões em que há a acne. Deixe agir por 30 minutos e depois enxágue. Use todos os dias.

Alimentação

Uma outra forma de auxiliar no tratamento da acne é se alimentar bem. O consumo de alimentos ricos em gordura e açúcares podem influenciar na oleosidade da pele, e consequente, na quantidade de acne. Por isso, evite comidas gordurosas e doces

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *