Umbigo do recém nascido: Aprenda quais são os cuidados necessários

Umbigo do recém nascido: Aprenda quais são os cuidados necessários

O momento do nascimento de um bebê é certamente o momento mais emocionante na vida dos pais. Mas juntamente com o recém nascido vem também muitas dúvidas, tais como: como dar banho no bebê? Como cortar as unhas? Como colocar para dormir? Entre outras, mas a que certamente causa mais medo aos pais é como cuidar do umbigo do recém nascido. Sabemos que esse é um momento delicado e que exige atenção redobrada dos papais, por isso vamos esclarecer algumas dúvidas, confira!

Porque o umbigo do recém nascido precisa de tantos cuidados?

Quando o bebê ainda está na barriga, é o cordão umbilical que o liga ao corpo da mãe e é por esse cordão que passam os nutrientes, o sangue e o oxigênio. Quando o bebê nasce, o obstetra cortará o cordão umbilical e sobrará um pedacinho de 2 a 3 centímetros ligado a barriga do bebê, que costuma ser chamado de coto.  O umbigo do bebê precisa estar sempre limpinho e seco, pois dessa forma evitará infecções. Até mesmo as bactérias que já são encontradas naturalmente em nossa pele podem causar infecções nesta área.

Como devo limpar o umbigo do meu bebê?

Os médicos brasileiros indicam que você use um chumaço de algodão ou um cotonete e com álcool 70% e limpe o coto a cada troca de fraldas e após o banho do bebê. Limpe em volta do coto, em toda sua base, entre o coto e a pele. Deixe o coto secar naturalmente. Não precisa se preocupar pois o coto não contém terminações nervosas e por isso essa limpeza não causará dor ao bebê. O que geralmente faz os bebês chorarem é o incômodo do álcool frio em contato com a pele.

Dica: deixe sempre o algodão e o álcool próximos do pacote de fralda. Isso a ajudará a lembrar de fazer a limpeza a cada troca de fraldas.  Não se esqueça de lavar as mãos antes de fazer a limpeza do umbigo e após cada troca de fralda!

Não é necessário usar nenhuma faixa ou curativo sobre o coto, os médicos inclusive não indicam. Em contato com o ar o coto secará e cairá mais rápido. Basta apenas vestir a fralda no bebê normalmente e não deixá-la muito apertada.


Se você quiser saber o preço dos cotonetes clique aqui.


E se o umbigo sujar de xixi/cocô?

Sem pânico neste momento! Como foi mencionado anteriormente, o coto umbilical não é sensível. Caso ele se suje de xixi ou cocô basta dar um banho em seu bebê. Basta usar um sabonete líquido neutro e água para lavar, e no fim, secar corretamente o umbigo. Não haverá problemas.

Quando devo me preocupar?

O umbigo é uma área de fácil cuidado, mas pode dar alguns problemas e será necessário uma visita ao pediatra para que ele diga o melhor modo de tratar, sendo eles:

  • Se o bebê tiver febre
  • Se o bebê ficar muito quietinho do nada
  • Se o coto ou a área em volta dele estiver avermelhada ou inchada
  • Se o bebê mamar pouco
  • Se o coto estiver com muito mau cheiro
  • Se houver grande presença de secreções no umbigo

O que devo evitar ao cuidar do umbigo?

É muito comum ouvir de parentes, amigas e principalmente de mulheres mais velhas diversas dicas e receitinhas para curar o umbigo do bebê mais rápido. Um exemplo são as faixas com remédios naturais e colocar moedas sobre o umbigo. Não faça isso! As faixas evitam a oxigenação da área e as moedas tem grandes chances de trazer infecções para seu filho. Isto também costuma atrapalhar o sono e a amamentação do bebê. Também se deve evitar qualquer receita caseira! Nenhuma receita foi cientificamente comprovada pelos médicos e pode trazer problemas para o seu bebê. Nada além de álcool, água e sabonete líquido neutro, hein?

O umbigo solta secreções?

Sim, o umbigo solta secreções. É comum você ver algum tipo de secreção amarelada, sem ser necessariamente pus. Mas calma, isso não quer dizer que o umbigo esteja necessariamente infeccionado! Você também pode ver alguma manchinha de sangue na fralda ou na roupa que seu bebê estiver vestindo na área do coto. Se a quantidade for grande e te preocupar, procure um pediatra.

Como vai ficar a aparência do umbigo?

O coto demora de 10 a 21 dias para cair. De início o coto é branco-azulado, mas ele ficará preto e secará até cair. Quando ele cair restará uma ferida, que levará de 7 a 10 até que cicatrize.  Após esse tempo é comum que alguns bebês tenham o umbigo meio inchado e saltado, o que é conhecido como hérnia umbilical.  As hérnias umbilicais são comuns e costumam se tratar sozinhas, entre o primeiro e o segundo ano de vida.

Veja este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *