Seu bebê começou se sentar? Confira aqui tudo que você precisa saber!

Seu bebê começou se sentar? Confira aqui tudo que você precisa saber!

Quando temos um filho, sempre ficamos ansiosos esperando momentos especiais como a primeira palavra, os primeiros passos e também quando o bebê vai começar a se sentar sozinho. O desenvolvimento da criança em seus primeiros 12 meses de vida é algo sensacional, visto que o sistema motor do pequeno evolui de forma acelerada, o que deixa os pais encantados com cada avanço conquistado pelos filhos. Seu bebê começou a se sentar? Então é importante lembrar que os pais devem contribuir com essa evolução, mas sem pular etapas, visto que esse é um processo natural e gradativo para todos.

O processo é tão acelerado que em poucos meses, uma criança que antes não conseguia nem mesmo se virar no berço, agora sustenta sua própria cabeça, senta-se, se arrasta pelo chão, engatinha, fica de pé e finalmente começa a andar. Falando assim, parece que são etapas longas, no entanto é aí que muitas pessoas se enganam, visto que o tempo passa muito rápido e cada conquista do seu filho é algo indescritível.

Respeite as Etapas

No entanto, por ser um processo bastante rápido, não force a barra sobre o seu filho, visto que o que ele mais precisa é de estímulo e não de pressão. Respeite cada etapa e acompanhe a evolução junto a ele.

Com cerca de 5 meses, o bebê já começa a se sentar, mas vale lembrar que é fundamental dar apoio para a lateral do corpo e as costas, a fim de evitar possíveis quedas. Fique bastante atento a essa situação e sempre avise as pessoas que estiverem com seus filhos.

Entre 7 e 10 meses, seu filho já conseguirá se sentar sozinho, isso indica que os músculos estão firmes o suficiente para que o bebê fique em pé. Não fique poupando a criança de tudo, procure sempre estimulá-lo a andar, mas sempre se lembrando, nunca force a barra e respeite a evolução natural da criança. Conseguir se sentar é o primeiro indício de que ele está muito próximo de conseguir dar os primeiros passos sozinhos, o que geralmente acontece perto da criança completar 1 ano de idade.

quando-o-bebe-começa-a-se-sentar

Acompanhamento

Procure acompanhar o desenvolvimento do seu filho, visto que essa é uma fase muito gostosa, onde sua participação será fundamental para o desenvolvimento correto da criança. Uma vez que os bebês já conseguem se sentar e ter sustentação sozinhos, eles passarão a ver as coisas ao seu redor de um modo completamente diferente, o que os deixará extremamente curiosos. É aí que os papais e mamães devem ter atenção redobrada e evitar deixar objetos perigosos ao alcance das mãos dos pequenos.

Cada criança possui um processo evolutivo diferente, sendo assim é importante o acompanhamento do médico e também a atenção e carinho dos pais, lembrando que nenhum pequenino deve ser pressionado a fazer algo, o certo é que eles mesmo descubram o que conseguem fazer com o passar dos meses e anos. Lembre-se que cada criança tem seu tempo e nenhuma é igual a outra.

Um filho é uma alegria, portanto tenha paciência e dê tempo ao tempo.

E os seus filhos? Como está sendo a evolução deles? Já conseguem sentar sozinhos? Com quantos meses começaram a fazer isto? Compartilhe com a gente nos comentários!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *