Queda de cabelo do bebê: Porque isso acontece?

Queda de cabelo do bebê: Porque isso acontece?

O seu bebê está perdendo cabelo? Não se preocupe, a queda de cabelo do bebê é um processo bastante normal nos seis primeiros meses de vida do pequenino e não deve ser encarda como um problema.

Para entendermos o porquê disso, primeiro é importante estarmos ciente de que o ciclo capilar consiste em três fases. São elas: crescimento, repouso e queda. Outra coisa que é precisa ter em mente é que alguns bebês nascem já com cabelo, outros com muito pouco ou até mesmo totalmente carecas. Isso costuma variar muito de bebê para bebê.

Porque a queda de cabelo do bebê acontece?

O cabelo dos recém-nascidos nasce mais fino, isso porque possuem uma estrutura diferente. Ao contrário do cabelo dos adultos ele não possui a parte interna, que é chamada de medula. Esses fios caem nos primeiros meses de vida e dão lugar aos fios terminais, que possuem aparência e textura mais próxima dos fios definitivos.

Outros fatores

Outro fator que influencia na queda de cabelo do bebê são os hormônios. Antes de nascer, o feto conta com uma alta concentração de hormônios (vindos da mãe). Após o parto, esses níveis hormonais caem bastante, fazendo com que o cabelo também caia.

Em recém-nascidos todos os folículos capilares adentram em período de repouso ao mesmo tempo. Isso faz com que com o passar dos meses, o ciclo atinja sua fase de queda, fazendo assim que os cabelos do bebê caiam.

Mudança no cabelo após a queda: Devo me preocupar?

É normal que o cabelo do bebê cresça diferente após a queda. Mudanças na cor e na textura são perfeitamente normais e não devem gerar preocupações. Isso ocorre por causa da troca, citada acima, dos fios finos pelos os terminais e definitivos. Na verdade, mudanças no cabelo das crianças são comuns até os dois anos.

O que define como irá ficar o cabelo do bebê após a queda são os genes e o grupo étnico. Esses fatores também determinam se o bebê irá nascer com muito cabelo, com pouco ou até mesmo carequinha. As mães com bebês carequinhas, devem ser pacientes, pois algumas crianças apresentam poucos fios até os 2 anos de idades.

Queda de cabelo de bebê

Existe algo que eu possa fazer para evitar a queda?

Trata-se de um processo natural, gerado por hormônios e demais fatores. Sendo assim não existe nada que possa ser feito, a não ser esperar essa fase passar.

É importante dizer que se o bebê ficar deitado, sempre com o mesmo lado da cabeça apoiado, é provável que a falha no cabelo fique mais evidente neste lado.

Devo ficar preocupado com a queda de cabelo do bebê?

Se após os 6 meses, a queda de cabelo do bebê continuar excessiva, procure um pediatra. Queda de cabelo excessiva no bebê e cabelos fracos, fora da fase normal, podem indicar um problema nutricional ou até mesmo uma doença genética

Possui algumas dicas ou dúvida sobre a queda de cabelo do bebê? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *