Quando o bebê começa a falar: Tudo que você precisa saber

Quando o bebê começa a falar: Tudo que você precisa saber

Muitos pais têm dúvidas de quando o bebê começa a falar e a interagir para pedir as coisas. E esse é um momento muito esperado. Assim que nascem, as crianças possuem o choro como único meio de se comunicar com os pais, sendo assim sempre que o pequenino chora é sinal de que algo está errado ou então que necessita de alguma coisa. Conforme a criança vai crescendo, novos tipos de ruídos e sons vão sendo emitidos, tanto que por volta dos seis meses, o bebê já produz sons de sílabas e vocais, ou seja, balbucios. Nessa época, é comum que os pais acabem achando que o pequenino está começando a falar, no entanto todos esses sons são sem significado.

As primeiras palavras com real sentido surgem entre 11 e 14 meses de vida, normalmente a criança irá emitir o nome de uma pessoa (papai ou mamãe), objetos, entre outros. Quando essa fase começar, procure sempre estimular a fala do pequeno, pois isso poderá evitar futuros problemas. É importante estimular a fala diariamente, repetindo o nome de cada pessoa e também de cada objeto da casa.

E quando a criança ainda não fala?

Um grande problema para alguns pais é quando eles fazem de tudo e mesmo assim a criança demora um pouco mais para começar a falar . Entre 1 ano e 1 ano e meio, a criança já possui uma linguagem que a permite comunicar-se de maneira compreensível com as pessoas, no entanto se o pequeno atingir seus 2 anos de idade sem estar falando, saiba que algumas causas podem estar envolvidas. Neste momento é hora de procurar um pediatra ou especialista para fazer uma avaliação e descobrir o possível problema.

Quando o bebê começa a falar

Os fatores psicológicos, tais como separação dos pais, nascimento de um irmão, falta de estímulos verbais, superexigência, entre outros, podem atrapalhar bastante o desenvolvimento da fala da criança, sendo assim é importante estar atento a esses detalhes. Por vezes, na correria do dia a dia, os próprios pais esquecem de dar a devida atenção a esse momento tão especial de seu filho.

Pontos de atenção quando o bebê começa a falar

Caso perceba anormalidades na fala do seu filho, explique tudo ao pediatra, a fim de que o mesmo lhe direcione sobre o que deve ser feito. Em alguns casos, o profissional lhe encaminhará para um otorrino, caso suspeite de problemas auditivos. Nessa época, quando o bebê começa a falar, podem ser descobertos problemas auditivos e problemas na fala. Por esse motivo é necessário o máximo de atenção caso o seu bebê não esteja conseguindo se comunicar de forma correta. Lembrando que é importante sempre estimular as crianças nessa fase, seja conversando e ou falando as palavras de forma clara. As pessoas em volta também contribuem para o desenvolvimento do bebê. Caso seu bebê fique em creches, é importante falar com os responsáveis para que se tenha uma atenção especial com a fala e que se estimule a criança através de atividades divertidas.

Você tem um filho que está nessa fase? Deixe um comentário e nos conte sua experiência!

 

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *