Parto Humanizado: O que é? Como funciona? Onde fazer?

Parto Humanizado: O que é? Como funciona? Onde fazer?

O nascimento é uma das partes mais lindas da vida de uma mulher e este momento deve ser vivido da melhor forma tanto para a mãe quanto para a criança, de forma natural, leve e sentida.

Hoje em dia, cada vez mis mulheres têm aderido ao parto Humanizado, que incentiva o nascimento por meio da vagina, a presença de um Doula* e reduz a intervenção tecnológica desnecessária, como a episiotomia (corte feito na vagina para facilitar a passagem do bebê).

*A palavra DOULA vem do grego e significa “mulher que serve”. A doula é uma profissional treinada para servir a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. A função da doula é fornecer apoio emocional, físico e informativo à gestante.

Quais os benefícios do parto humanizado?

A mãe é tratada com mais respeito pelos médicos e tem autonomia para tomar decisões em relação ao processo de trabalho de parto e a posição que desejar parir. Tem o auxílio psicológico e físico da Doula, além de fazer uso de técnicas que aliviam a dor (massagens, banho quente, liberdade de movimentos), entre outros.

Isso tudo favorece um parto natural, sem indução médica e as chances de ocorrer depressão pós-parto são reduzidas significativamente, isso por que há o contato mãe e filho imediatos e ela vê o parto como um momento único e não como uma dor insuportável.

É vantajoso para o bebê também, pois ele já nasce e vai para o seio da mãe, se amamenta e se acalenta em seu colo. Ele não tem o umbigo cortado imediatamente, como no parto normal e nem é sofre com aquela batida no bumbum e nem com exames, todo o processo é natural e ocorre no tempo de cada um.

Como é o parto humanizado no hospital?

No hospital são utilizados vários procedimentos para o parto normal, como a anestesia, vários exames vaginais, os batimentos cardíacos são monitorados a todo tempo, a mãe não pode andar livremente pelo hospital, contrações por meio de aparelhos, etc. Tudo isso configura um processo de parto normal, longe de ser humanizado.

Já um parto humanizado no hospital, na água, na cama ou em qualquer lugar é aquele que quem toma as decisões é a mulher. Ela decide onde ficar, o que fazer, o que ouvir, ver, sentir e o médico é apenas um telespectador que só pode interferir caso ocorra algo que possa prejudicar mãe e filho. Salva essa exceção, ele não tem poder de decisão.

Partos no Brasil

O Parto Humanizado ainda não é, infelizmente, mais comum no Brasil, que é o número um em cirurgias cesarianas de todo o mundo. Com os planos de saúde, somam-se mais de 80% de partos cesarianos, na rede pública (SUS) são mais de 37% de bebês nascidos assim, o que é duramente criticado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem a estimativa de apenas 15%.

Tudo isso faz com que a mãe passe por procedimentos cirúrgicos, vários desconfortos durante o trabalho de parto e assim que o bebê nasce, nem em seus braços ele fica, vai direto para outra sala para exames, “mexe aqui, mexe ali”, nada natural. E a amamentação nos primeiros momentos e corte tardio do cordão umbilical são fundamentais para a conexão mais forte de mãe e filho, que se perde nesses muitos procedimentos padrões hospitalares.

Como a mulher se prepara para o parto humanizado?

Ter um bom pré-natal e ter a saúde dela e do bebê em bom estado é fundamental, pois assim não será preciso de intervenções médicas durante o parto. Procure um médico que saiba e concorde com o parto humanizado e deixe claro seus desejos para este momento especial. Tenha ao lado também a Doula, para que possa te ajudar nos momentos mais doloridos, além do pai da criança ou algum parente que gostaria de ter por perto. Não faça um parto humanizado sem um médico e estrutura mínima para a sua realização, pois pode ser muito perigoso.

Esteja ciente das dores e desconfortos deste parto, mas também que este será um momento único na vida da mulher e o nascer é tão natural que não existe nada mais belo que ele. E sinta tudo, as dores, as emoções, não se apresse e deixe fluir no tempo que for.

Veja este vídeo para entender como funciona um parto humanizado:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *