Fraldas de pano modernas

Fraldas de pano modernas

O que são?

Você provavelmente se lembra daquelas antigas fraldas de pano que as nossas mães e avós utilizavam, não é mesmo? As fraldas de pano modernas são quase isso. Diferente das velhas conhecidas, elas são formadas por duas partes: uma é a capa e a outra é o absorvente. Ela é feita de tecido impermeável para que a urina do bebê não vaze e molhe as roupas. A capa é a parte visível, que pode ser encontrada em diversas cores e estampas, o absorvente é a parte que você irá encaixar dentro da fralda, e é ela que será trocada a cada troca de fraldas do bebê.

Você deve estar se perguntando como é a rotina das mamães que optam pelo uso das fraldas de pano, e já vamos adiantando que ela é diferente, mesmo. Mas se você estiver interessada em adquirir fraldas de pano para o seu filho, não precisa se desesperar. Você precisará lavar as fraldas com uma certa frequência, mas você já lava as roupas do seu bebê, as fraldas não fariam uma grande diferença.

Porque voltaram a moda?

Quando as pessoas mencionam fraldas de pano, logo vem a cabeça uma ideia de de coisas antigas. Mas não é bem assim que funciona, já que nos dias de hoje muitas mulheres optam pelas fraldas de pano ao invés do uso de fraldas descartáveis. Existem dois grandes motivos para este tipo de fralda ter voltado a moda:

  • São reutilizáveis: Basta uma lavagem e elas estão prontinhas para serem usadas novamente. Isso evita um gasto excessivo com fraldas, que geralmente você tem com o uso de fraldas descartáveis.
  • São amigas do meio ambiente: As fraldas descartáveis podem levar até 500 anos para se decompor no meio ambiente e exigem o corte de muitas árvores para a sua fabricação, já que são feitas a partir de plástico e papel, fora a grande quantidade de água usada. Já as fraldas de pano modernas duram vários anos e só necessitam de água para que possam ser usadas.

Quais os tipos?

As fraldas de pano modernas tem ganhado várias mamães adeptas no Brasil, e já é famosa em muitos outros países. Algumas marcas nacionais já perceberam que as mamães são exigentes e específicas em seus gostos, então desenvolveram alguns modelos para que elas possam escolher. Vamos explicar para você sobre os sistemas, os tamanhos e os tecidos, para que não reste dúvidas na hora da escolha das fraldas!

Sistemas

  • Fraldas de bolso ou pocket: Este tipo de fralda possui uma abertura na parte da frente. Esta abertura é um bolso onde você pode colocar um ou mais absorventes, porém, se você utilizar a fralda desta forma precisará lavar tanto a capa quanto o absorvente e deixá-los secar separados.  Você pode optar também por usá-la com o absorvente do lado de fora do bolso e desta forma a fralda funcionará apenas como uma capa, e não será necessário lavá-la se o bebê não a sujar. Para voltar a usar a fralda basta lavá-la e esperar a secagem.

O tipo pocket é o queridinho por ser considerado o mais versátil. Porém, é valido lembrar que é necessária uma atenção redobrada aos absorventes. Existem tecidos específicos que podem entrar em contato com a pele do bebê e os que não pode, tais como: algodão, cânhamo, bambu, fleece e melton, entre outros. Estes estão liberados para a pele do bebê. Já a microfibra é indicada apenas para ser usada dentro do bolso.

  • Fraldas All In One (AIO) ou tudo em um: Diferente do modelo pocket, esta fralda tem o absorvente costurado a capa e os dois juntos compõe uma peça só. A vantagem de usar este modelo é que ele é muito mais fácil do que o pocket, principalmente para as mamães iniciantes que ainda não pegaram o jeito com fraldas de pano. Elas são menos volumosas, o que as torna menos aparentes e também já vem prontas para serem vestidas no bebê. Porém, demoram mais para secar devido a quantidade de tecidos juntos e também não tem como colocar absorventes extras.
  • Fraldas All In Two: Funciona mais ou menos da mesma forma que a AIO. A sua diferença é que o absorvente é removível e as peças são lavadas separadamente. Após a lavagem o absorvente deve ser fixado a capa de novo.
  • Fraldas híbridas: É uma mistura de fralda de pano e descartável. São fraldas com o tecido impermeável, mas elas possibilitam a inserção de um absorvente descartável. É um modelo ainda não encontrado no Brasil.

Tamanho

  • Tamanho único, aquela que cresce junto com o bebê: É o modelo mais famoso e procurado. Algumas marcas brasileiras só oferecem este modelo. Ele funciona da seguinte forma: ela tem botões de pressão ou velcro distribuídos pela fralda, assim como alguns elásticos caseados e dessa forma ela ajusta o tamanho ao corpo do seu bebê. É o modelo mais econômico, já que veste bebês dos 3kg aos 16kg, dá para usar por longos meses.
  • Modelo recém nascido: É muito comum encontrar bebês que nasceram com menos do que 3kg, logo, é necessário um modelo específico para eles. Esta opção geralmente serve dos 2,5kg aos 6kg. A desvantegem desta fralda é que ela servirá por pouco tempo.
  • Por tamanho P, M e G: Este tipo de fralda veste melhor o bebê por ter tamanhos específicos e se ajustar melhor ao corpo do seu filho. Assim como os outros modelos, os tamanho são divididos pela faixa de peso da criança. Graças a isso as queixas de vazamentos por parte das mamães é bem menor. O problema é que com as fraldas de tamanho divididos o seu investimento será maior, visto que será necessária a compra de novas fraldas com o tempo.

Tecidos

Para o exterior da fralda:

  • PUL (poliuretano laminado): É um tecido sintético, impermeável e bastante respirável. Por este motivo é bastante encontrado na confecção das capas de fraldas. É uma ótima opção tanto para fraldas diurnas quanto noturnas por ser um tecido fresco e que segura bem o xixi. Porém, não é um bom tecido do ponto de vista ecológico, pois seu material é feito a base de petróleo, que não é um recurso renovável.
  • Algodão: É uma material fresco, respirável e também confortável. Entre o tecido de algodão é colocada uma camada impermeável e é  uma boa ajuda pois o algodão puxa mais umidade, infiltrando mais rápido.
  • Fleece: Este tecido não gosta de água e por isso não retém umidade. É um tecido muito utilizado em fraldas noturnas devido a sua eficiência e tem o toque macio, porém é mais quente e sintético.
  • Poliamida: É o mesmo tecido usado em roupas de banho e esportivas. Tem um toque macio, é fresco, leve e seca rápido. Material sintético.
  • Plush: Tecido macio e confortável, porém quente. Indicado para dias mais frios.

Para o interior da fralda:

  • Algodão: Apesar de ser um tecido fresco e respirável, indicado para dias quentes ou quando o bebê está com assaduras, é um tecido super absorvente. Isso faz com que a fralda precise ser trocada com uma maior frequência.
  • Soft: Usado no interior da fralda, por não reter a umidade do xixi, proporciona a sensação de sempre seco. Mas como é um tecido mais quente, vale verificar a combinação do tecido externo com o interno.
  • Dry Fit: Tecido sintético, leve e confortável. Não retém umidade e é de secagem super rápida.
  • Suedini: Tecido sintético, 100% poliéster. Aspecto mais felpudo, deixa a sensação sempre seco no bebê. Utilizado tanto em fraldas diurnas ou noturnas.

Quais as melhores marcas?

Selecionamos as melhores marcas nacionais e internacionais. As marcas nacionais são: bebês ecológicos, nós e o davi, chiquita bacana, fio da terra e ninho da coruja. Já as marcas internacionais são: softbums, flip, applecheeks, fuzzibuns, bumgenius, econobums e grovia.

Quais as vantagens e desvantagens?

Se você ainda está se perguntando as vantagens e desvantagens para saber se adquire ou não a sua fralda de pano moderna, nós contamos para você! Confira já.

Vantagens:

  • Diminuir chances de assaduras e a instalação de micróbios no bumbum do bebê;
  • Reutilizáveis, podendo ser usadas por outro bebê;​
  • Menos possibilidade de causar alergias no bebê por não conter aquelas substâncias químicas que são utilizadas nas fraldas descartáveis, que mantêm a pele do bebê seca por mais tempo;
  • Amigas do ambiente, porque não é necessário cortar tantas árvores para a sua produção.

Desvantagens:

  • Precisam de lavagem,
  • É preciso retirar o excesso de cocô das fraldas antes da lavagem.
  • Podem ficar manchadas.
  • Não garantem que a pele do bebê fique seca por muito tempo.

Assista esse vídeo para saber mais:

Este vídeo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *