Cor dos olhos do bebê: Porque muda? Quando se define?

Cor dos olhos do bebê: Porque muda? Quando se define?

Você com certeza deve conhecer algum bebê que nasceu com os olhos claros e na medida em que foi crescendo, passou a ter olhos castanho claro ou então castanho escuro . Essa situação nada mais é do que um processo comum pelo qual a maioria dos bebês passa. Mas isso gera dúvida: Quando se define a cor dos olhos do bebê?

Porque a cor dos olhos do bebê muda?

O fato dos bebês nascerem com os olhos claros, é explicado devido à pouca quantidade de melanina. Esta é uma substância que dá cor aos cabelos, olhos, pele, entre outros, e está presente no nosso corpo. Com o tempo, essa situação é normalizada e todas as partes do corpo que dependem dessa substância, definem definitivamente suas cores.

Sendo assim, é bem possível que o seu filho ou filha nasça com os olhos azuis e com o passar dos meses eles se tornem castanhos. Tudo isso é explicado pela genética, onde os genes dos pais ditam as características dos filhos.

O que é a íris?

Explicando de forma bem simples, a íris é a parte colorida do olho. É um tecido que possuí melanina e vários outros pigmentos, e é a quantidade desses pigmentos que definem a cor dos olhos.

Informações Importantes sobre a cor dos olhos do bebê.

A definição exata da cor ocorre entre o terceiro e o quarto mês de vida da criança. Então, caso o seu bebê esteja com cinco ou seis meses e os olhos continuam claros, provavelmente eles permaneceram dessa forma. Porém, alterações na cor dos olhos da criança podem ocorrer até os 3 anos de idade.

Com o auxílio do cálculo de probabilidade genética, é possível saber qual será a cor dos olhos dos pequeninos.

Cor dos olhos do bebê

Exemplos de combinações

  • Se o pai e a mãe possuem olhos castanho escuros, possivelmente a criança também terá olhos escuros
  • Se o pai tem olhos azuis ou verdes e a mãe olhos castanhos, a criança pode nascer com olhos claros.
  • Se o pai tem olhos azuis ou verdes e a mãe tem olhos azuis ou verdes, muito provavelmente a criança terá olhos claros.

É importante ressaltar que se trata de uma possibilidade, uma vez que alguns genes se apresentam de forma mais forte do que outros. E cada um dos pais possui dois genes e passará apenas um para o filho.  Ou seja, os pais podem ter olhos claros, mas possuírem um gene para olho escuro e passar esse gene para a criança.

Outros fatores também podem influenciar na formação da cor dos olhos, sejam eles medicamentosos ou ambientais.

O que dizem os especialistas dizem?

Se você reparou alguma anormalidade na cor dos olhos do seu bebê, e tem dúvidas procure o pediatra.

É uma condição rara, mas algumas crianças podem nascer com um olho claro e outro escuro. Nesses casos é recomendável que se procure um oftalmologista, pois em alguns casos pode se tratar de uma doença ocular.

Curiosidade

Olhos de cor preta são raros. Apenas 1% da população possui essa condição. O que ocorre muitas vezes é que as pessoas confundem os olhos castanhos mais escuros com olhos de cor preta. Quando os olhos são realmente pretos, é muito difícil distinguir a pupila da íris.

E você tem alguma dúvida sobre a cor dos olhos do bebê? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *