Como saber o dia da ovulação: Aprenda todos os sinais do seu ciclo aqui!

Como saber o dia da ovulação: Aprenda todos os sinais do seu ciclo aqui!

Tanto para engravidar como para querer evitar uma gravidez é bom saber todos os sinais de ovulação que o seu ciclo dá. Descubra aqui como saber o dia da ovulação!

Para quem gosta de acompanhar o próprio ciclo menstrual, saber sobre as transformações mensais que todo o seu organismo passa é de grande importância. Assim você pode acompanhar e saber se a sua saúde está em dia, se o seu corpo tem dado todos os sinais e se o seu ciclo está equilibrado.

Casais que estão tentando ter filhos são os mais interessados nesse assunto. Saber quando se está ovulando, ou quando o óvulo será liberado ou quando é o período mais fértil da mulher é importantíssimo para aumentar as chances de uma gravidez. O corpo da mulher passa por transformações todos os dias do mês e essas transformações dão sinais para que você saiba em qual etapa do seu ciclo está.

Saber o dia da ovulação é importante para quem está tentando engravidar. Quando o ovário libera o óvulo é aconselhado que o ato sexual seja praticado nesses dias, para que o espermatozoide encontre o óvulo e o fecunde.

Para descobrir como saber o dia da ovulação acompanhe o texto a seguir com todas as informações necessárias sobre o assunto.

Como saber o dia da ovulação: observe o seu ciclo

Se você costuma menstruar quase nos mesmos dias que nos meses anteriores e a sua menstruação dura a mesma quantidade de dias, isso significa que o seu ciclo menstrual é regulado. Dessa forma fica bem mais fácil acompanhar e determinar os dias da ovulação.

O período mais comum de um ciclo é o de 28 a 30 dias. Nesses casos, a ovulação ocorre entre 14 e 15 dias depois do primeiro dia do ciclo. Lembrando que o primeiro dia do clico é o primeiro dia da menstruação.

A ovulação acontece quando um dos seus dois ovários libera um óvulo, para ser fecundado por um espermatozoide. O período mais fértil da mulher acontece até cinco dias antes da ovulação até o próprio dia da liberação do óvulo. É mais provável que aconteça uma gravidez se o casal manter relações sexuais nos três últimos dias desse período mais fértil. Porque o espermatozoide sobrevive no organismo da mulher até seis dias.

Para calcular mais precisamente o dia da ovulação é necessário que você faça um diário e mantenha anotado os seus ciclos anteriores. De preferência os cinco meses antecedentes. Anote o primeiro dia da menstruação. Esse é o marco inicial do seu ciclo. Não esqueça também de anotar o dia do término do sangramento. Assim fica mais fácil a contagem de todo o seu ciclo.

Como saber o dia da ovulação

Método mais simples: contar os dias do mês

Esse é o método mais usado para saber o dia da ovulação, a contagem de trás pra frente. Isso, claro, se você tiver um ciclo menstrual regulado. Se você já sabe mais ou menos qual será o dia que iniciará a sua menstruação nesse mês, conte 14 dias para trás, depois conte ainda mais 5 dias para trás, esse período será o seu período mais fértil e de ovulação. Se você quer engravidar, tente ter relações sexuais nessa janela dos 5 dias de maior fertilidade do seu organismo.

Se essas contas pareceram meio confusas para você, não se desespere! O portal Baby Center possui uma calculadora que fará as contas do seu ciclo corretamente. Ele te dará os dias quase exatos do seu período mais fértil e da sua ovulação. Para calcular é fácil e simples . Basta você colocar o primeiro dia da sua menstruação e informar de quantos dias é o seu ciclo e a própria calculadora fará as contas para você.

Método de observação de temperatura

Esse é um outro método bastante usado pelas mulheres:  a observação das reações do seu corpo. Principalmente de sua temperatura, muco vaginal e mudanças no seu colo do útero.

Através da temperatura do seu corpo, medida com um termômetro, você saberá se está em ovulação. Durante este período  sua temperatura corporal estará mais baixa. Depois desse período a temperatura corporal da mulher se eleva. Procure medir sua temperatura diariamente para observar essa mudança.

Outro fator muito observado é um muco vaginal excretado. Se ele estiver transparente, muito parecido com uma clara de ovo, é um forte indício de que você está em seu período fértil. Outra observação que pode ser feita é a do colo do útero, que parecerá mais alto e macio. Algumas mulheres sentem um certo incômodo nos dias da ovulação, uma certa dor presente colo do útero.

Como saber o dia da ovulação

Gostou das nossas dicas de como saber o dia da ovulação? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *