Como induzir a ovulação: Veja os métodos e como o procedimento é feito!

Como induzir a ovulação: Veja os métodos e como o procedimento é feito!

Problemas para engravidar? Conhece a indução de ovulação? Veja tudo sobre como induzir a ovulação!

Muitos casais que tem o sonho de gerar filhos percebem depois de algum tempo ou alguns anos que por mais que tentem do modo convencional, não conseguem engravidar. Isso pode ser muito frustrante e cansativo. Pode também gerar algumas decepções, muita ansiedade e desgaste entre o casal. Esse é um problema comum. Neste caso exames devem ser feitos com o homem e com a mulher para que se descubra se algum deles possui dificuldades para reprodução. Ou se ainda existe algum problema em ambos.

Os exames específicos com o casal são de extrema importância. Se você está tendo dificuldades para ter filhos, procure um especialista. Assim caso seja detectado algum problema, você será orientada sobre os melhores procedimentos para o seu caso específico.

Um dos casos comuns de dificuldade para engravidar é o de mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico. Neste caso o método mais usado para resolver esses casos é através da indução à ovulação. Este artigo é sobre como induzir a  ovulação. Aqui você terá suas dúvidas esclarecidas, saberá o que é, como ocorre no organismo, efeitos colaterais e as chances de engravidar com esse método!

O que é a indução a ovulação?

A indução a ovulação é um método usado em casos específicos de mulheres que tem dificuldades para ovular. Mulheres que  ficam mais de 40 dias sem menstruar e às vezes até meses, entre outros casos. A indução a ovulação é uma método a base de remédios e hormônios, que são tomados em datas específicas durante o ciclo menstrual da mulher, que estimularão o útero a produzir mais óvulos para a fecundação. Dessa forma aumenta-se as chances de quem está com dificuldades para engravidar devido a problemas de ovulação.

Como ocorre a indução a ovulação no organismo?

A indução ocorrerá em duas etapas no organismo: primeiro será a estimulação ovariana e depois o desencadeamento da ovulação.

O médico irá analisar os seus últimos ciclos e recomendará os medicamentos que deveram ser tomados no começo do seu ciclo, quando os folículos do seu útero ainda estão pequenos. Nesses primeiros dias do ciclo você tomará Citrato de Clomifeno (via oral) e as Gonadotrofinas (via subcutânea). Esses dois medicamentos tem a capacidade de promover o aumento e o crescimento de folículos nos ovários, para aumentar as chances de liberar um ou mais óvulos na fase reprodutiva. Com mais óvulos liberados as chances de serem fecundados pelos espermatozoides e gerar uma gravidez são bem maiores.

Após esses medicamentos, a mulher irá fazer um acompanhamento com ultrassonografias para observar o crescimento desses folículos. Quando esses folículos atingem o tamanho ideal, é administrado outro medicamento para maturar os óvulos e os preparar para ovulação. Depois disso, é recomendado que o casal tenha relações sexuais após 36 horas que será o período da ovulação. O exame de gravidez deve ser feito após duas semanas, para saber se o procedimento foi bem sucedido.

Este tratamento, como qualquer outro, não garante 100% uma gravidez. A indução a ovulação têm sucesso em 10 a 15% das mulheres que se submetem ao tratamento. Tudo dependerá também da idade, do peso, do estilo de vida da paciente.

Não é recomendado que este tratamento seja feito todos os meses ininterruptamente. Se você já o fez mais de 4 vezes, procure seu médico para a tentativa de outros métodos, como a inseminação artificial e o  da fecundação in vitro.

Como induzir a ovulação

Como induzir a ovulação de forma natural

Para as mulheres que querem estimular os ovários de forma natural e sem tomar remédios e hormônios, podem seguir algumas receitas de chás que prometem tonificar o seu útero e ovários.

Vale lembrar que qualquer medicamento, mesmo que natural, deve ter aval do seu médico, para garantir que este não ofereça riscos.

Aqui vão algumas receitas de chás para induzir a ovulação:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de alecrim;
  • 1 colher de sopa de urtiga;
  • 2 colheres de sopa de artemísia;
  • 1 colher de sobremesa de cavalinha;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água no fogo. aAssim que levantar fervura desligue e adicione todas as ervas. Deixe tampado em um recipiente para infusão por cerca de 10 minutos. Coe e reserve o chá. Beba metade em jejum pela manhã e a outra metade a noite após o jantar.   Tome sempre no 14º dia do ciclo, por 3 meses.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de salsaparrilha;
  • 1 colher de sopa de vitex;
  • 1 colher de sobremesa de angelica sinensis;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura desligue e adicione as ervas.  Deixe em infusão por 15 minutos. Beba este chá sempre em jejum do 1º ao 14º dia do seu ciclo.

Esperamos que vocês tenham gostado das dicas sobre como induzir a ovulação! Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

Até a próxima!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *