Se você gosta de moda já deve saber que ela é cíclica, e que o que já foi tendência, acaba voltando em outra época, como o caso do veludo, que é o tecido queridinho pelos estilistas nesse Outono-Inverno.
Existem vários tipos de veludo, que podem ser feitos de tecidos naturais (como a seda, o bambu e o algodão) ou sintéticos (como o rayon e o poliéster), e por isso alguns esquentam mais que os outros, como mostraremos a seguir.
Em 2017, o veludo molhado, que foi tendência nos anos 70 e nos anos 90 volta com força total, em modelagens e peças que podem ser usadas tanto à noite quanto durante o dia – apesar do brilho do tecido.
Veja nesse texto dicas para usar o veludo nesse inverno e looks para você se inspirar.
Como usar veludo
Como dissemos, existem vários tipos de veludo. Os mais populares são o veludo cotelê, que é canelado e mais grosso, muito usado em jaquetas e calças, com ou sem elastano, e o veludo molhado, mais fino e mais leve, usado tanto em peças mais fresquinhas como vestidos, regatas e shorts, como em roupas de inverno como jaquetas, blazers e calças.
O veludo devorê é mais usado em decoração, para cortinas, almofadas e estofamentos em geral, e tem a sua superfície corroída por um processo químico que faz desenhos em alto relevo, mas também é usado para fazer roupas. Os veludos dos tipos alemão e cristal são os tipos mais caros, feitos de seda mais brilhantes, e são muito usados para fazer vestidos de festa.
Tanto o veludo cotelê quanto o veludo molhado são tecidos clássicos, mas em 2017 eles aparecem com uma carinha mais moderna, em modelagens diferentes, podendo ser usado em looks mais informais, coordenando com peças em jeans e tênis, por exemplo, ou em peças de alfaiataria, indo do escritório à balada, de acordo com o seu estilo e as peças que você vai usar para montar o look.
Ambos têm o toque macio e são muito confortáveis, e você pode montar looks muito versáteis, como mostraremos a seguir.
Dicas para usar o veludo nesse inverno 2017
Ao contrário do veludo cotelê, que pode ter elastano na sua composição, o veludo molhado não estica, então, leve isso em consideração na hora da compra. Outro fator importante a ser considerado é o brilho do veludo molhado, que tende a aumentar visualmente a silhueta. Se você quer disfarçar quadris, bumbum e coxas, por exemplo, evite usar calças de veludo molhado. Se o seu problema é com braços gordinhos, seios e barriga, evite esse tecido na parte de cima do corpo.
A moda atual permite misturar peças de estilos diferentes, deixando a roupa mais versátil e democrática. Então você pode usar um slip dress de veludo molhado com uma camiseta de malha por baixo, jaqueta jeans e tênis para um passeio no shopping, ir à faculdade ou ao barzinho, e usar o mesmo vestido coordenado com uma bota ou sandália mais alta para ir à balada.
Outra tendência desse outono-inverno é a jaqueta bomber (que tem elástico na cintura e nos punhos), e também aparece em várias cores de veludo molhado. Mesmo sendo uma peça mais esportiva, o tecido dá um UP na sua formalidade, deixando a peça mais arrumadinha.
O veludo molhado é um tecido muito sexy, porque além do brilho e do toque gostoso na pele, ele é leve e fluido, fazendo movimentos enquanto você caminha. Por isso, a forma como você vai coordenar as peças pode aumentar ou reduzir esse potencial, deixando a peça mais ou menos sensual, de acordo com a sua intenção e a mensagem que quer transmitir.
Para usar uma peça de veludo molhado no trabalho você precisa saber se o dress code da empresa permite usar tecidos mais brilhosos. Para não errar, prefira as cores neutras (lembrando que vinho, cinza e azul marinho também são cores neutras) e prefira comprar uma calça ao invés de um blazer, já que as pessoas costumam reparar mais nas peças de cima que nas peças de baixo. Se você tiver um emprego mais informal e puder ousar um pouco mais, use um conjunto e mostre o quanto é antenada.
As opções para entrar na moda do veludo são muitas. Além das peças de roupa, muitos acessórios estão sendo feitos com esse tecido, como as chockers (gargantilhas), bolsas, cintos e sapatos, especialmente as botas, que aparecem em várias cores.
Veja mais fotos e inspire-se: