Coletor Menstrual: O que é? Como Usar? Quais as vantagens?

Coletor Menstrual: O que é? Como Usar? Quais as vantagens?

Muitas vezes a menstruação feminina é tratada como assunto delicado. Várias mulheres têm receio em falar sobre o assunto e até de conhecer novos produtos relacionados a esse período pelo qual o corpo da mulher passa. Frequentemente nos deparamos com inovações nos absorventes, mais absorção, formato diferenciado. Mas não é comum o lançamento de um produto completamente diferente. Talvez por isso o coletor menstrual esteja despertando cada vez mais interesse.

Mas afinal, o que é o coletor menstrual?

Trata-se de um objeto feito de silicone cirúrgico, flexível, antialérgico e antibacteriano. Ele possui um formato de taça e tem, geralmente, entre 7cm e 9cm. Funciona como um “copinho” que coleta o fluxo durante o período da menstruação. Ele permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o produto.

coletor menstrual

Como usar?

Como se trata de um produto não muito conhecido, é normal surgirem dúvidas na hora de usar. Mas não é muito difícil!

Para colocar:

Primeiro higienize suas mãos e o produto. Depois dobre o coletor e insira no canal vaginal. Ele deve ficar a 1cm da entrada do canal. As bordas devem ficar voltadas para cima e a pequena haste para baixo. Depois de inserido, o coletor se abre e se fixa. Para verificar se estar bem fixado, segure a pequena haste e gire, se o movimento acontecer sem esforço está com a fixação adequada.

Dicas:

  • Procure uma posição em que os músculos da vagina fiquem bem relaxados.
  • Como o coletor fica perto da entrada do canal vaginal, o tamanho da haste pode incomodar. Se for o seu caso, não tem problema nenhum cortá-la até ficar em um tamanho que seja confortável para você.

Para retirar:

Sente-se no vaso sanitário, localize e puxe, primeiro segurando a pequena haste e depois a base do copinho. Depois de retirar é só descartar o sangue e higienizar o copinho.

Como limpar

Suas mãos e o produto devem ser bem higienizados antes e depois da utilização do coletor menstrual. Recomenda-se o uso de sabão neutro e se possível um produto antisséptico. Também é necessário que, entre um ciclo e outro, o coletor seja limpo com água fervente.

Dobras

Existem várias formas de se dobrar o coletor menstrual. Você pode testar qual você acha mais confortável para você. Veja alguns exemplos abaixo:

coletor menstrual

coletor menstrual

Quanto tempo posso ficar com o coletor menstrual?

Você pode usar o coletor até 12 horas. Mas isso vai depender do seu fluxo. Muitas mulheres tem o fluxo intenso, principalmente nos primeiros dias da menstruação, nesses casos você terá que esvaziá-lo com uma frequência maior. Como isso varia de mulher para mulher, a melhor maneira de descobrir é testando. Quando for usar o coletor menstrual pela primeira vez, dê um intervalo de tempo e depois verifique se está tudo ok.

Vantagens do coletor menstrual

O produto vem conquistando cada vez mais adeptas e isso se deve muito as vantagens que ele apresenta em relação aos absorventes externo e interno. Listamos algumas delas:

  • Ele se adapta ao seu corpo. Como é feito de material flexível ele permite uma maior adaptação e não causa desconforto. (Algumas mulheres sentem desconforto nas primeiras vezes, porém a sensação logo passa)
  • É higiênico. Existe pouco ou nenhum contato com o sangue e o coletor recolhe o fluxo ao invés de absorvê-lo como os absorventes interno e externo.
  • É econômico. Basta que compre um produto e faça uma boa higienização e ele durará entre 5 e 10 anos.
  • Existem poucas contraindicações. O uso não é recomendado para mulheres virgens (pois pode romper o hímen) ou nos primeiros dias após o parto.
  • É ecológico. Uma vez que é reutilizado por vários anos, ao contrário dos absorventes interno e externo, é ecologicamente  viável.
  • Apresentam menos risco de causar danos a sua saúde, já que não possuem produtos químicos e que podem causar alergias.

Quais marcas comprar?

Existem hoje várias marcas de coletor menstrual no mercado. Entre as mais procuradas estão:

Fleurity

Uma das marcas mais conhecidas. Para essa marca são dois tamanhos diferentes. O tipo 1 é o maior e é recomendado para mulheres com mais de 30 anos ou que já tiveram o filhos. O tipo 2 é um pouco menor e é recomendado para mulheres com menos de 30 anos e que não tenham filhos. O produto é vendido em kits de duas unidades, e você pode escolher entre duas unidades de tamanho igual ou duas de tamanhos diferentes.

Ficou interessada em adquiri um coletor menstrual da marca Fleurity ? Basta clicar no botão abaixo e conferir todas as opções e os preços!

Botão - Fleurity

Meluna

Também é uma marca bem procurada. No caso do coletor da Meluna são quatro opções de tamanhos diferentes. São eles: tamanho P, M, G e GG. O site oficial da marca tem instruções que indicam qual tamanho é mais adequado para você.

Prudence

Conhecido como Softcup, ele é diferente das demais opções por ser descartável. Além disso é o único do mercado que não impedi a relação sexual. Isso por possuir um formato diferente dos demais e por ser fixado um pouco mais acima no canal vaginal.

Ficou interessada no coletor descartável da Prudence? Ele pode ser encontrado em diversas drogarias, inclusive na Araujo.  Para conferir basta clicar no botão abaixo:

Botão - Araujo

Ainda tem dúvidas sobre a utilização do coletor menstrual? Recomendamos o vídeo abaixo!

E você já usa o coletor menstrual ou tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *