Retenção de líquido: Saiba o que é, quais são as causas e sintomas e o que fazer durante a gravidez!

Retenção de líquido: Saiba o que é, quais são as causas e sintomas e o que fazer durante a gravidez!

A retenção de líquido é um transtorno metabólico e é um problema muito comum em homens e mulheres de todas as idades, apresentando inchaços em várias partes do corpo, principalmente nas pernas e pés, rosto, barriga e nas mãos.

No artigo de hoje vamos dar dicas de algumas atitudes simples que podem acabar de vez com essa situação, e falar das principais causas e sintomas da retenção de líquido (que também é chamado de edema), além de descobrir se esse problema pode ou não causar um aumento de peso.

O que é?

Como falamos, a retenção de líquido é um transtorno metabólico que resulta no inchaço de um tecido subcutâneo, causado pelo acúmulo de líquidos fora dos vasos sanguíneos.

Quais os sintomas da retenção de líquido?

O principal sintoma da retenção de líquido é o próprio edema, ou o inchaço, que aparece mais comumente nas pernas e pés, na barriga, no rosto e nas mãos.

A presença ou o aumento da celulite também é um sintoma da retenção de líquido, mas é importante dizer que a celulite também é causada por vários outros fatores.

A sensação de cansaço ou de peso nas pernas também é um sintoma que aparece com muita frequência, além de um cansaço físico e mal estar mental, por causa da circulação sanguínea que é afetada.

Você também pode observar a diminuição da urina, tanto no volume quanto na quantidade de vezes que você vai ao banheiro no dia, o que também pode causar uma série de outros problemas, como inflamações no sistema urinário, por exemplo.

Quais as causas da retenção de líquido?

A retenção de líquido pode ser causada por vários fatores, e é muito importante saber o que está causando esse problema, para saber qual o melhor tratamento para o seu caso, e como evitar que isso aconteça novamente no futuro.

  • Excesso de calor;
  • Ingestão de pouca água;
  • Alimentação com muito sódio e sal e poucas proteínas;
  • O sedentarismo (falta de exercício físico);
  • Uso de medicamentos como corticóides e anticoncepcional;
  • Alterações hormonais comuns na gravidez e no período menstrual;
  • Doenças nos rins (que são os responsáveis pela excreção de líquidos através da urina) como a cirrose e a insuficiência renal.

mulher grávida com barriga inchada por causa da retenção de líquido

É normal na gravidez?

Sim, é muito normal ter retenção de líquido na gravidez e durante a menstruação, e as mulheres podem notar um aumento de peso de até 2 quilos no final do dia.

Vamos falar desse aumento de peso causado pela retenção de peso a seguir.

Como eliminar a retenção de líquido?

Algumas atitudes simples, especialmente na sua rotina alimentar, podem ajudar a eliminar a retenção de líquido. Veja a seguir:

  • Reduzir o sal e alimentos ricos em sódio, substituindo por outros temperos, como alho, salsinha, cebola, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho, entre outros;
  • Aumente a ingestão de magnésio, que você pode encontrar em alimentos como as nozes, em grãos integrais e legumes verdes;
  • Aumente a ingestão de vitamina B6, que você pode encontrar em alimentos como bananas, nozes, batatas e carne;
  • Aumente a ingestão de potássio, um mineral que ajuda a reduzir os níveis de potássio e aumentando a produção de urina. Você pode ingerir potássio ao consumir abacate e tomate;
  • Evitar o consumo de alimentos embutidos e enlatados, de temperos industrializados como o katchup e de bebidas com gás;
  • Evite os carboidratos refinados, como o açúcar e o pão branco;
  • Beba mais água, para produzir mais urina e eliminar toxinas;
  • Consumir alimentos diuréticos como o abacaxi, gengibre, melão e melancia.

Além de alterar a sua rotina alimentar, é importante incluir exercício físico no seu dia a dia, que pode ser uma caminhada leve, para começar.

O médico também pode indicar o uso de medicamentos diuréticos para o tratamento.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico acontece com a avaliação do médico, que vai analisar os sintomas e também pode solicitar exames de sangue, hepático, renal, imunológico e cardíaco.

A retenção de líquido engorda?

O inchaço causado pela retenção de líquido pode dar a impressão de que a pessoa engordou e que as medidas aumentaram, especialmente na barriga.

Dessa forma, a retenção de líquido pode sim causar um aumento de peso, que é eliminado assim que o problema for resolvido, com as dicas que demos anteriormente.

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *