Jardim de Inverno: Saiba tudo sobre esta nova tendência!

Jardim de Inverno: Saiba tudo sobre esta nova tendência!

Já ouviu falar em jardim de inverno? Descubra aqui o que é e como ter um com plantas adequadas.

Ter um pedacinho de área verde em casa traz tranquilidade e é comprovadamente uma terapia anti-stress, cuidar de plantas também. Se você não mora em um lugar que tenha um quintal para ter uma grande jardim, nem uma grande horta, você poderá mesmo assim ter uma área verde dentro de casa, e isso se chama jardim de inverno.

A ideia de jardins de inverno chegou ao Brasil como novidade entre as decoradoras nos anos 90 e de lá para cá só tem ganhado adeptos e fãs. Decoradores e design de interiores adoram pegar um cantinho da casa, mesmo que pequeno e transformar em um jardim de inverno, isso muda toda a cara do ambiente e traz também um ar de elegância e sofisticação. É um privilégio pro morador da casa ter ali um jardim de inverno para admirar todos os dias.

Ter uma área verde em casa e ter também o costume de cuidar de plantas é terapêutico, é um monto do seu dia que você tira para admirar um ser vivo e para cuidar dele, vê-lo crescer e se desenvolver. Com a onda “pense verde” os jardins de inverno estão cada vez mais em altas nas casas e apartamentos.

Se você se interessou e quer ter um jardim de inverno, acompanhe todas as dicas de espaços onde você poderá montar um e de plantas próprias para isso, as que são mais resistentes e se adaptam melhor a esse tipo de ambiente.

Uma das coisas importantes sobre jardim de inverno é: o local deve ser arejado, fresco e com alguma luz natural.

Jardim de inverno na sala

É um dos locais preferidos de designers de interior e de decoradores, criar um jardim de inverno na área de convivência do apartamento ou da casa, que na maioria dos casos é a sala, onde as pessoas se reúnem com maior frequência para passarem o tempo e relaxarem juntas.

Mesmo que sua sala não tenha um canto grande e devidamente apropriado para um jardim de inverno, não se preocupe, é possível fazê-lo em cantinhos mais discretos, desde que sejam perto de janelas para alimentar as plantas com luz natural.

Em muitas casas ou apartamentos de dois andares, um local muito apropriado para fazer um jardim de inverno é debaixo da escada que vai para o outro andar. Debaixo das escadas, geralmente, é um local pouco utilizado e que na verdade fica inutilizado. Você pode aproveitar esse espaço e criar seu jardim de inverno, delimitar e decorar com pedras naturais bonitas, plantas vistosas e que combinam com o estilo que escolher.

A sala é um ótimo local para jardins de inverno, porque é por onde as pessoas passam e vão poder admirá-lo várias vezes por dia.

Jardim de inverno no quarto

Se o seu quarto dispõe de um local que pode ser um jardim de inverno, não se acanhe, você não vai se arrepender. Ter um jardim de inverno no próprio quarto é um privilégio, você terá a natureza perto do seu local mais tranquilo, que é o quarto. Isso poderá melhorar muito sua ansiedade e trazer tranquilidade para o seu dia a dia.

Em alguns jardins de inverno, com um planejamento adequado feito por um arquiteto ou decorador, você poderá ter junto com as plantas, um fonte de água ou até um mini cascata, o barulhinho da água pode trazer momento de relaxamento, vai parecer um spa!

Se você gosta de plantas, natureza e tem um local sobrando no seu quarto, faça um jardim de inverno e desfrute desse privilégio.

Jardim de inverno pequeno

Como dito no começo do artigo, não é necessário que você tenha um grande espaço para fazer seu jardim de inverno, ele poderá ficar em um cantinho da casa ou mesmo como um jardim suspenso, alguns estão super em alta como os jardins suspensos feitos com palet.

Ideias de plantas para seu jardim de inverno

A escolha das plantas para seu jardim de inverno vai depender um pouco do local onde você escolheu em casa, se pega muito sol, se pega pouco sol, se é mais frio ou mais quente, se você gosta de plantas com mais folhas, ou plantas que dão menos trabalho e etc.

Algumas plantas que se adaptam bem nesses ambientes: rafias, Yucca, espada de são Jorge, pata de elefante, pacová, lírio da paz, filodendro, dracenas, chamaedorea, cactos e suculentas.

As suculentas e os cactos são as plantas fáceis de cuidar e que não exigem cuidados diários, por isso tem sido as preferidas das paisagistas para jardins de inverno.

Se você não dispõe de tempo nenhum para cuidar das plantas do jardim de inverno, mas mesmo assim não quer abrir mão desse espaço verde poderá optar por manter plantas artificias, o efeito visual é o mesmo.

Para mais informações assista:

Experimente ter um jardim de inverno em casa e nos conte nos comentários como é o seu.

Até a próxima!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *