Transição capilar: Saiba quais são as fases, os cortes indicados e muito mais!

Transição capilar: Saiba quais são as fases, os cortes indicados e muito mais!

A moda das últimas décadas nos dizia que os cabelos lisos eram quase uma obrigação. Por essa razão, diversas mulheres crespas e cacheadas alisaram o cabelo por muitos anos.

A transição capilar surgiu nos últimos anos como uma forma de nova aceitação e novas possibilidades para a beleza dos fios naturais.

A moda que nos impôs o alisamento permanente, além de prejudicar a saúde capilar, também criou uma grande barreira entre as mulheres e sua real beleza.

Vamos mostrar nesse artigo tudo que você precisa saber sobre a transição e como ela pode ser fundamental para o processo de autoconhecimento e amor próprio!

Afinal, o que é a transição capilar?

A transição capilar é momento cujo cabelo se adapta novamente a textura dos fios naturais. Ou seja, é quando o cabelo cresce e vai de despedindo do alisamento químico.

Depois do processo finalizado, o cabelo se encontra no seu formato natural, com os fios renovados, maravilhoso e sem a interferência de nenhuma mudança em sua estrutura!kéfera na transição capilar

Fases

  • A primeira fase da transição é exatamente o momento em que a pessoa decide encerrar os alisamentos químicos.
  • A fase seguinte consiste no crescimento dos fios naturalmente. Essa é a fase mais importante e demorada dentro do processo de transição.

Ela também pode ser bem complicada e difícil de adaptar. Seu cabelo nesse momento fica com duas texturas e dois formatos bem diferentes. Os fios naturais que estão crescendo convivem no mesmo cabelo com os fios alisados permanentemente nas pontas

Mas não se preocupe! Essa fase passa e o resultado vale a pena!

Para viver uma segunda fase de forma mais simples, separados dicas importantes para manter a beleza e a saúde do cabelo nesse momento complicado.

 Hidrate seu cabelo, se puder, duas vezes por semana. Os cabelos naturais e alisados precisam de muita hidratação para crescerem saudáveis e se adaptarem melhor com a diferença de textura.

No início da semana, faça uma umectação com óleos vegetais. Óleo de coco ou azeite extra virgem são ótimas opções. Durma com o cabelo umectado, e lave bastante no dia seguinte.

No final da semana, hidrata o cabelo para repor a umidade natural com a máscara a sua escolha.

A fitagem é outra amiga essencial. Esse processo consiste em forçar o cacheamento das pontas alisadas para deixar o seu cabelo mais homogêneo.

Para fazer a fitagem siga esses passos:

Separe o cabelo mecha a mecha.

Com uma boa quantidade de creme para modelar, amasse a mecha de baixo para cima, formando os cachos.

O que é e quando recorrer ao Big chop?

O Big chop é o corte que retira todos os fios alisados. Então, o cabelo se revela em toda sua beleza e curvatura natural. Essa etapa da transição é muito importante e reveladora!

Algumas mulheres optam por realizar o Big chop assim que os fios naturais começam a crescer. Outras optam por esperar mais e cortar assim que o cabelo atingir um tamanho mais confortável.

Depende da sua escolha e da estética de corte que mais combina com você!cabelo com big chop

Cortes para quem está passando pela transição

Separados os melhores cortes que mais facilitam e ressaltam a beleza da transição, caso você não queira recorrer ao Big Chop logo de cara! Fique ligada.

Corte em camadas

Esse corte redistribui o volume crescente na raiz por todo o cabelo. Com isso, você consegue mais harmonização para o cabelo.mulhere com corte em camadas nos cabelos

Long bob

Esse corte vai até a altura dos ombros, com a parte da frente do cabelo mais longa que a de trás. Possui um resultado muito moderno e cheio de estilo!

Ele é bem prático e facilita os cuidados muito necessários nesse momento, além de modelar o rosto.mulher com corte long bob

Corte shag-hair

Esse estilo traz movimento e redistribui o volume do cabelo ainda mais do que o corte em camadas.

Ideal para cabelos ondulados a cacheados, e também para os crespos.

Esse corte é recomendado para os casos onde a raiz natural se diferencia extremamente das pontas.mulher em transição capilar

Como a transição capilar pode aumentar minha autoestima?

Todos os momentos mais complicados são também portas para um novo conhecimento sobre o outro lado da moeda.

O momento da transição pode ser difícil, mas também é uma porta para o autoconhecimento e para o autocuidado.

O processo demora. Isso é fato. Porém, ao longo das etapas, você redescobre a beleza do seu rosto e percebe que a beleza do seu rosto de fato combina com o cabelo que é seu!

Além disso, toda a bateria de cuidados que é necessária nesse momento da vida te ensina bastante sobre amar o seu corpo, amar o seu cabelo e cuidar de você!

Nessa hora, conseguimos aprender o que nosso cabelo gosta, o que não gosta. Qual é a nossa textura, qual tipo de penteados são possíveis e, com isso, descobrimos todo o potencial de beleza que nosso cabelo e corpo possuem! Para além dos padrões que nos foram impostos.  

A transição é autoconhecimento, e, consequentemente, é empoderamento.

Possui alguma dúvida sobre a transição capilar? Deixe nos comentários que nós vamos te responder!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *