Vestido de formatura: Veja dicas e inspirações para arrasar na escolha!

Vestido de formatura: Veja dicas e inspirações para arrasar na escolha!

Chegamos ao final de mais um ano letivo, e se junto com ele, chegou ao fim do seu curso (seja do ensino médio ou faculdade), é sinônimo de formatura, que é um momento de comemoração e alegria muito esperado. Mas, a formatura também é motivo de preocupação, principalmente para as mulheres, que querem estar lindas nesse dia especial, que merece, por consequência, um vestido de formatura também especial. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher o vestido de formatura e a decidir se deve alugar ou comprar a peça, se é melhor usar um vestido de formatura curto ou longo, e muito mais.

Como escolher o vestido de formatura?

Como falamos, o vestido de formatura deve ser tão especial quanto a representação dessa data, e por isso, não existe um modelo ideal para todas as mulheres, porque cada mulher também é especial de um jeito e estilos diferentes.

O vestido de formatura ideal é aquele que vai te fazer se sentir bonita, adequada ao seu estilo, ao ambiente e à situação e que seja confortável (que você consiga andar bem, dançar bem, caminhar sem medo de pisar nele ou que tenha que ficar colocando a alça no lugar toda hora, ou ficar tomando conta pra não aparecer nada de mais no decote, pela fenda ou quando ele subir demais, por exemplo).

Se ficar insegura, vale perguntar às suas amigas se elas vão usar um vestido de formatura curto ou longo, mais simples ou mais elaborado, sem muitos detalhes ou bordado, e escolher o seu baseado no que for importante pra você: Você prefere ficar mais parecida com o resto do grupo ou quer todas as atenções sobre você?

Vestido de formatura curto

O vestido de formatura curto é ideal para as festas que acontecem em Janeiro e Fevereiro, que o Brasil está em pleno verão. Também é um tipo de vestido muito usado por mulheres mais novas (geralmente na formatura do ensino médio) ou quando a festa de formatura não é muito formal.

Vestidos de formatura curto

Vestidos de formatura curto

Vestidos de formatura curto

Vestidos de formatura curto

Longo

O vestido de formatura longo é mais formal e pode ser usado tanto quando a festa pede roupas do tipo esporte fino quanto em festas mais formais, e para isso, é importante falar com os organizadores sobre o dress code ou ver essa informação no convite, para escolher o melhor tecido, a melhor cor e a melhor modelagem.

Vestidos de formatura longo

Vestidos de formatura longo

Vestidos de formatura longo

Vestidos de formatura longo

Bordado

O vestido de formatura bordado é o escolhido por quem gosta de brilhar ou quem quer que o vestido tenha detalhes especiais. É importante citar que bordados chamam a atenção para a parte do corpo que cobrem e podem aumentar visualmente, então, se quiser disfarçar quadris largos, barriguinha mais saliente ou seios fartos, o ideal é evitar vestidos bordados nesses locais.

Vestidos de formatura bordado

Vestidos de formatura bordado

Vestidos de formatura bordado

Preço do Vestido de Formatura

Como falamos, existem vários modelos de vestido de formatura, e essa variedade também faz com que o preço varie bastante. Por isso, é importante pesquisar bastante, tanto nas lojas físicas quanto nas lojas online.

A consultora de estilo Priscila Citera, que criou o curso online “Vestindo Autoestima: Tudo que você precisa saber para ser sua própria consultora de estilo”, sempre fala sobre o custo benefício das peças e ensina como saber se uma peça é cara ou barata (que vai além do seu conceito de caro e barato e do valor na etiqueta), e diz que para uma peça que vai ser usada uma vez só, o ideal é pagar o menos possível por ela, ou tentar vender a peça depois de usar, para recuperar uma parte do dinheiro investido.

Posso alugar? Onde comprar?

Sim. Além do preço do vestido, a outra dica que a Priscila dá é procurar um vestido de formatura para alugar, ou para comprar em um brechó (físico ou online), pois só foi usado uma única vez por outra pessoa, costuma ser mais barato que os modelos novos, e ainda é uma compra consciente, já que você vai estar comprando uma peça que já foi produzida, e colaborando com o meio ambiente.

Caso você nunca tenha comprado peças usadas, ela ensina como comprar bem em brechós no site dela, nesse texto aqui.

Mas, caso você queira comprar uma peça nova, o ideal é procurar lojas especializadas em roupas de festas, que têm roupas para casamentos e festas sociais em geral, como coquetéis e formaturas.

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *