Unhas: Aprenda como cuidar das suas e tenha unhas perfeitas!

Unhas: Aprenda como cuidar das suas e tenha unhas perfeitas!

Um traço marcante no comportamento da maioria das mulheres é a preocupação com a beleza e a vaidade. As mulheres chegam a separar muito tempo e gastar uma grande quantidade de dinheiro para se sentirem bem com a pele, o cabelo e as unhas. Mas um dos problemas que mais dá dor de cabeça as mulheres são as unhas quebradiças e a dificuldade de fazê-las crescerem.

Porque as unhas apresentam estes problemas?

As unhas apresentam diferentes problemas, mas que ainda sim são muito comuns, tais como: descamação, manchas, coloração amarelada, dificuldade de crescimento e ainda podem ser quebradiças. Normalmente esses problemas são causados por problemas desequilíbrios hormonais, problemas de saúde ou então uma alimentação inadequada. Se você está enfrentando esse tipo de situação, o mais indicado é que você procure um dermatologista e tente seguir as dicas que daremos abaixo.

O ideal é que você anote essas dicas e apresente ao seu dermatologista, pois assim ele poderá lhe indicar quais são os métodos que realmente funcionam para o seu caso e também te indicar outros tratamentos específicos. Confira abaixo e aproveite!

Dicas para deixar suas unhas mais saudáveis

Azeite

Ao menos uma vez por semana, pegue uma vasilha e coloque água e azeite morno. Feito isso, deixe suas mãos mergulhadas nessa solução por cerca de 20 minutos. Passado esse período, afaste as cutículas de forma bastante suave (mas sem removê-las totalmente).

Aposte nas massagens

Massageie as unhas e as mãos diariamente com uma loção hidratante específica para essa parte do corpo. Dê atenção especial às zonas em volta das unhas, a fim de deixar a pele umedecida e mais fina, ativando assim a circulação sanguínea.

Atenção especial na hora de fazer as unhas

Faça o uso frequente de esmaltes fortificantes, no entanto evite o uso de esmaltes coloridos durante o período em que estiver usando o produto fortificador. Outra dica importante é procurar evitar ao máximo o uso de acetona, um belo substituto é o remover de esmaltes. A acetona é um produto forte que tende a enfraquecer as unhas. 

Caso você possua o hábito de pintar as unhas com frequência, comece a criar intervalos entre a mudança de cor, a fim de que a unha possa respirar. Dessa forma você evita que ela fique frágil e quebradiça.

Quando for à manicure, peça para que ela corte suas unhas em formato arredondado, isso diminuirá o risco delas se quebrarem ou descamarem.

Abuse dos cremes e óleos para as unhas

Deixe suas unhas mais macias e flexíveis com o uso de óleo de amêndoas doces, isso fará com que as mesmas cresçam mais rapidamente.

Cuidado com a água

Tente evitar à exposição das unhas a água por longos períodos, pois isso contribui para que elas se enfraqueçam e quebrem.

De olho nos químicos

Sabemos que grande parte dos produtos usados atualmente, principalmente na área da limpeza contém agentes químicos e é praticamente impossível. Mas evite mexer diretamente com os produtos que contenham químicos mais fortes, use luvas para proteger não só as suas unhas, mas também a sua pele.

Alimentos que fazem bem para as unhas

Os cuidados listados acima são necessários para que você mantenha as suas unhas fortes e saudáveis, mas mais do que isso, é necessário investir em uma alimentação adequada. Uma má alimentação traz diversos problemas de saúde e nós te mostraremos alguns alimentos que serão de grande ajuda para a melhora das suas unhas, confira:

  • Alimentos ricos em proteína: invista em carnes magras, grãos e lentilha. Se você for vegetariana coma alimentos como pimentão vermelho, brócolis, banana e aveia.
  • Castanhas: São ricas em Ômega 3, ótimo para fortalecer unhas fracas.
  • Folhas verdes escuras: Ajudam o organismo a fortalecer os níveis de cálcio, magnésio e zinco.
  • Frutos do mar: Contém altas quantidades de magnésio, que é fundamental para a produção de queratina pelo corpo. Queratina é a proteína que incentiva a renovação celular.
  • Laranja: Além da alta quantidade de vitaminas c, a laranja contém radicais livres que ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele.
  • Óleo de coco: Rico em vitaminas A, D e K contribui para que as unhas adquiram mais força e resistência.
  • Ovos: Contém a chamada biotina, que ajuda no crescimento.
  • Pepino: Contém um alto teor de silício e enxofre, fortalece as camadas de queratina, evitando a descamação.
  • Sementes de abóbora e girassol: A semente de abóbora é repleta de potássio, cálcio, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E. A semente de girassol é formada por selênio, magnésio, vitaminas A e E e gordura monoinsaturada.
  • E, por fim, beba bastante água! A água ajuda no crescimento e evita manchas nas unhas. Mais do que isso, ela fará bem para todo o seu corpo.

Veja este vídeo para mais informações sobre cuidados com as unhas:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *