Rinoplastia: Descubra aqui tudo que precisa saber antes de fazer a sua!

Rinoplastia: Descubra aqui tudo que precisa saber antes de fazer a sua!

Quando falamos em cirurgia plástica, a maioria das pessoas tende a pensar em grandes cirurgias e ligar esse objetivo à questões exclusivamente estéticas, mas a rinoplastia é uma cirurgia plástica simples, que (assim como outras cirurgias plásticas) pode ser estética ou funcional,  ou seja, pode ser feita tanto para modelar o nariz ou para corrigir problemas respiratórios, por exemplo.

Se você tem mais de 15 anos e quer ou precisa fazer uma cirurgia no nariz, veja no artigo de hoje como funciona a rinoplastia, como é o pós-operatório e se é uma cirurgia de risco, e saiba se vai deixar cicatriz e se você pode fazer a  pelo SUS, entre outros detalhes sobre esse procedimento.

O que é Rinoplastia?

Como falamos, trata-se  de uma cirurgia plástica estética ou funcional, que pode ser feita para harmonizar as características faciais (remodelando, diminuindo ou aumentando o nariz), ou para corrigir problemas respiratórios, como a correção do desvio de septo, que é um dos maiores motivos para a rinoplastia, além de deformidades causadas por traumas, por exemplo.

Como funciona?

A Rinoplastia é uma cirurgia simples, que pode ser feita por duas técnicas, dependendo do objetivo do paciente: a aberta (exorrinoplastias) ou a fechada (endonasal). Vamos falar de cada uma delas a seguir.

Rinoplastia

Como é feita?

A rinoplastia aberta (exorrinoplastias) geralmente é a técnica escolhida quando serão feitas grandes modificações na ponta do nariz (que também pode ser feita com a técnica endonasal), com anestesia local com sedação, e um pequeno corte na base do nariz, entre as narinas, e outro na parte interna de cada narina.

Quando a rinoplastia é com a técnica fechada, a anestesia pode ser local ou geral, e são feitos pequenos cortes (incisões) apenas na parte interna das narinas.

Também é importante dizer que nem toda rinoplastia precisa que o cirurgião frature o osso nasal, que é recomendado apenas quando a cirurgia for para diminuir a giba óssea (nome do osso ou calo do nariz), por exemplo. Alguns casos é preciso fazer uma raspagem ou lixar o osso, e outros casos demandam um enxerto de cartilagem ou fazer preenchimento, podendo variar de acordo com o tipo e o objetivo da cirurgia.

Onde fazer Rinoplastia?

Como a rinoplastia é uma cirurgia e precisa de anestesia, você deve fazer essa cirurgia em um hospital.

Posso fazer no SUS?

Como dissemos, a rinoplastia é uma cirurgia plástica que pode ser funcional (como consertar o desvio de septo nasal), e nesses casos, o paciente seria eletivo para fazer  no SUS (Sistema Único de Saúde), mas mesmo casos estéticos, é possível conseguir uma vaga no SUS, já que é um tipo de cirurgia que pode proporcionar bem estar e melhorar a autoestima e a qualidade de vida do paciente, que são garantidos por lei.

Nesse caso, você deve ter uma indicação médica e buscar um hospital público que faça esse procedimento, e entrar na fila de espera.

Rinoplastia antes e depois

Qual o preço?

O preço da Rinoplastia depende da técnica utilizada, além do profissional escolhido, a clínica ou hospital, o tipo de anestesia, o local onde você mora e vários outros fatores, como os procedimentos associados à cirurgia, como a correção do desvio do septo nasal, por exemplo, que podem deixar o procedimento mais cara ou mais barato.

Como o procedimento pode custar até R$10 mil, uma boa opção pode ser fazer um financiamento no banco, já que alguns oferecem condições especiais para financiamento de cirurgias plásticas, com parcelamento em até 48 vezes.

Rinoplastia é uma cirurgia de risco?

Não. A rinoplastia é uma cirurgia simples, que oferece poucas complicações tanto na hora quanto no pós-operatório.

Como é o pós-operatório?

O pós operatório dessa operação costuma ser sem dor e sem maiores complicações, e o paciente geralmente é liberado no mesmo dia.

É recomendado fazer repouso absoluto na primeira semana, enquanto estiver com um plástico enrijecido no nariz, que deixa o nariz imobilizado durante a cicatrização, e alimentação pastosa, para que a mastigação não cause dor.

Os exercícios físicos e outros esforços físicos só serão liberados após três meses depois da rinoplastia, quando os resultados também podem começar a serem observados.

Rinoplastia deixa cicatriz?

Depende da técnica escolhida e/ou necessária. A rinoplastia fechada (endonasal) não deixa cicatrizes aparentes (porque as incisões são dentro das narinas) e a aberta pode deixar (ou não) pequenas marcas, quase imperceptíveis.

Antes e depois da Rinoplastia

Rinoplastia antes e depois

Rinoplastia antes e depois

Veja também esse vídeo sobre o assunto:

Gostou das nossas dicas ? Deixe seu comentário!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *