O Óleo de Rosa mosqueta é utilizado a muito anos nos tratamentos de pele e como ingrediente de cremes e loções. Porém, só agora nos últimos anos ele tem se tornado realmente conhecido e procurado. Você nunca ouviu falar? Já ouviu falar e quer saber mais? Então continue coma gente e leia este post.
O que é Óleo de Rosa Mosqueta?
O Óleo de Rosa Mosqueta, é um óleo extraído das sementes do fruto, de aparência avermelhada, produzido pelo arbusto chamado Rosa Mosqueta, também conhecido como Rosa moschata e Rosa rubiginosa. Trata-se de um arbusto da família das rosáceas, mais encontrado em regiões de clima frio.
Este óleo é rico em ácidos graxos, como ácido oleico, linoleico e lilonêico, que representam 80% dos seus componentes. Além disso o Óleo de Rosa Mosqueta também é rico em Vitaminas E, em betacaroteno e licopeno.
Suas propriedades ajudam a reparar a pele e evitam sua desidratação. Ele também possui componentes antioxidantes (betacaroteno e licopeno) que previnem o envelhecimento da pele. E mais, o óleo reforça a síntese de colágeno e elastina (proteína responsável pela elasticidade da pele).
Se não bastassem todos esses benefícios, ele ainda ajuda a amenizar a aparência de cicatrizes, pois o betacaroteno suaviza a textura e o tom da pele.
Para que serve?
O Óleo de Rosa Mosqueta tem se tornado cada vez mais conhecido pelas suas propriedades nutritivas e de regeneração. Seus benefícios para pele foram comprovados cientificamente.
Seu uso é indicado pincipalmente em casos de pele seca e áspera, porém seus benéficos são vários. Ele pode ser usado para:
- Auxiliar no tratamento de feridas, abrações, queimaduras de pele e cicatrizes de sutura.
- Hidratar pele ressecada
- Tratamento de assaduras.
- Atenuar rugas e linhas de expressão.
- Minimizar manchas causadas pela acne.
- Devolver a boa textura da pele
- Fortalecer unhas quebradiças
- Suavizar e prevenir as estrias
- Suavizar olheiras
- Pode ser usado como pós sol
- Hidratar cabelos secos e danificados.
Como ele funciona?
A vitamina E e o ácido retinoico, presentes no Óleo de Rosa Mosqueta, ajudam na renovação da pele e na redução de cicatrizes. O betacaroteno e o licopeno, que são antioxidantes, combatem os radicais livres. Já os ácidos graxos: ácido oleico, linoleico e lilonêico, auxiliam na regeneração das células.
Como usar Óleo de Rosa Mosqueta?
Existem várias maneiras de se utilizar o Óleo de Rosa Mosqueta, vamos ver algumas delas:
- Aplique algumas gotas do óleo sobre a pele e massageie com movimentos circulares. Faça isso por dois ou três minutos duas vezes ao dia. Esse procedimento serve para hidratar a pele e amenizar ou prevenir estrias.
- Aplique 10 gotas do óleo sobre o rosto, pescoço e colo durante a noite, para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão.
- Pingue algumas gostas do Óleo de Rosa Mosqueta em um algodão e depois aplique sobre as machas presentes na sua pele.
- Misture algumas gostas do óleo em seu condicionador ou shampoo, isso aumentara o poder de hidratação do produto. Ele também pode ser usado puro nos cabelos, mas é meio forte.
Os resultados do uso desse óleo podem ser percebidos de 4 a 8 semanas de uso contínuo.
Receita de creme antirruga caseiro com Óleo de Rosa Mosqueta
Aplicar o óleo puro e direto na pele, por si só já tem um excelente efeito antirrugas, porém se você achar o produto puro muito oleoso, você pode fazer um creme antirrugas caseiro seguindo essa receita.
Ingredientes
- 5 ml de óleo essencial de Rosa Mosqueta;
- 20 ml de óleo de coco;
- 30 ml de cera de abelha;
- 1 ampola de vitamina E;
- Pote ou frasco de vidro com tampa.
Como preparar:
Aqueça em banho maria o óleo de coco e a cera de abelha. Misture constantemente utilizando uma espátula. Assim que os dois ingredientes estiverem bem misturados, acrescente o óleo de rosa mosqueta e a ampola de vitamina E. Misture tudo muito bem, depois retire do banho maria e deixe esfriar. Guarde na geladeira.
Aplique o creme no rosto na parte da manhã e à noite antes de dormir. Você pode reaplicar no rosto várias vezes por dia, sempre que sentir necessidade.
O Óleo de Rosa Mosqueta tem contraindicações?
Como se trata de um produto natural, o óleo é muito seguro. Porém, ele não é indicado para pessoas que tem a pele oleosa e com propensão acne. Isso se deve porque trata-se de um produto oleoso, que pode aumentar a oleosidade da pele nesses casos.
Principais marcas de Óleo de Rosa Mosqueta
Existem várias marcas desse óleo no mercado. Listamos para você as 3 principais marcas do mercado e também as mais procuradas. Caso você tenha interesse em adquirir alguma delas, basta clicar em um dos botões a baixo da imagem, que você será redirecionada para o site de compras.
Epilê
Herbarium
Rahda
E então, curtiram o post de hoje? Então deixem comentários para gente!