Low Poo e No Poo: Descubra o que vem fazendo a cabeça das mulheres!

Low Poo e No Poo: Descubra o que vem fazendo a cabeça das mulheres!

Quando falamos de cabelo já vem em nossas mentes diversos produtos, técnicas e procedimentos. Mas na verdade cada tipo de cabelo deve receber um tratamento. Os produtos variam, as técnicas, os cuidados… E as vezes parece que todo dia surgi uma coisa nova. E por falar nisso? Você já ouviu falar do Low Poo e No Poo? Não? Então a gente explica para você!

O que é Low Poo e No Poo?

Para ficar bem fácil de entender vamos primeiro abrasileirar estes nomes! O Low Poo, neste caso, pode ser traduzido como “pouco shampoo” e o No Poo como “nenhum shampoo”. Ficou mais fácil agora, não é?!

Mas essas técnicas não se tratam apenas de diminuir ou cortar o uso do shampoo. São dois métodos que tem como proposta cuidar dos cabelos de uma forma mais natural, com menos química. A ideia é proporcionar uma limpeza adequada, sem prejudicar a proteção natural dos fios. Essa técnica beneficia, principalmente, os cabelos cacheados e crespos.

Mas porque evitar os shampoos?

Para entendermos isso é necessário saber que nosso cabelo necessita da oleosidade natural que é produzida no coro cabeludo. A maioria dos shampoos disponíveis no mercado possui um agente de limpeza muito forte, os sulfatos.  Um exemplo é o Lauril Sulfato de Sódio. Esse agente realmente retira todas as impurezas que acabam se acumulando no couro cabeludo, porém também acaba retirando  essa proteção natural do cabelo.

Retirar toda essa oleosidade natural leva a dois problemas. O primeiro é para quem já possui o cabelo com a oleosidade adequada, nesse caso os shampoos com sulfato acabam fazendo com que o corpo produza ainda mais oleosidade. No caso de pessoas que têm pouca oleosidade, eles irão gerar um ressecamento nos fios.

Então não posso mais usar shampoo?

Você deve estar se perguntando: “Mas então como vou limpar o meu cabelo? ”. Calma, existem shampoos no mercado que não possuem sulfato e sim outros agentes, não agressivos (ou menos agressivos) que proporcionam a limpeza dos fios. No entanto esses shampoos sem sulfatos não são capazes de limpar derivados de petróleo, os petrolatos. Mas é importante retira-los do cabelo. Os petrolatos formam uma camada que envolve os fios. Se essa camada se acumular, irá impedir que outros agentes hidratantes e substâncias necessárias sejam absorvidas pelos cabelos.

Como shampoos sem sulfato não retiram os petrolatos do cabelo e sua acumulação é prejudicial para os fios, os produtos que contenham derivados de petróleo devem ser evitados nas rotinas Low Poo e No Poo.

Low Poo e No-Poo

Por que Low Poo e No Poo beneficia os cabelos cacheados?

Nosso cabelo necessita da oleosidade natural que é produzida no coro cabeludo. Em cabelos lisos essa oleosidade chega mais facilmente a toda extensão do cabelo, o que faz com que eles não fiquem ressecados com frequência e nem com tanto frizz. Porém, os cabelos cacheados e anelados tem a proteção natural reduzida e o formato em espiral e as ondas dificultam que essa oleosidade chegue até as pontas. Com as rotinas Low Poo e No poo manter a oleosidade natural é mais fácil e por isso nesse tipo de cabelo se vê um resultado maior.

Qual a diferença?

A diferença entre o Low Poo e o No Poo está, principalmente, na quantidade de substâncias permitas em cada rotina. A rotina de No Poo não permite nenhum produto que contenha silicones, parafina liquida, petrolatos e surfactantes. Já o Low Poo permite algumas substâncias que não são muito agressivas, como o Cocamidopropyl Betaine, que é um agente, derivado do coco, com a mesma função que o Lauril Sulfato de Sódio, mas menos agressivo.

Como iniciar o Low Poo e No Poo?

Para que iniciar essa rotina de cuidados é necessário que você:

  • Primeiro  conferira entre os produtos que você já possui quais são liberados ou que não são liberados. Ou seja, quais produtos possuem sulfatos e petrolatos e quais não possuem. Para isso você terá que olhar os componentes no rotulo. A dica é que se você tem muitos produtos que não são liberados, você pode doar ou passar para uma amiga que não segue nenhuma dessas rotinas.
  • Depois você deve higienizar os acessórios, escovas, pentes, entre outros, que você usa em seu cabelo. Isso é necessário para que nenhum resíduo de petrolatos e outras substâncias não permitidas passem para seus cabelos.
  • Como você ainda não seguia a rotina, muito provavelmente seu cabelo terá petrolatos e outros resíduos nos fios. Por isso é necessário que você lave seu cabelo uma última vez com um shampoo que possua sulfatos para retirar todos esses resíduos.
  • Depois você pode hidratar seus cabelos já com um produto liberado.

Obs: O shampoo com sulfato antes de iniciar a rotina não pode possui os seguintes componentes: óleo mineral, petrolatos, parafina liquida, vaselina, alcano, isododecano, dodecano e isoparafna. Por isso é necessário que você verifique o rotulo antes de usar.

E para lavar?

Para lavar os cabelos nessa rotina você pode usar os shampoos sem sulfatos e depois um condicionar liberado. Outra opção são os condicionadores com função Co-wash. Também não conhece o método Co-Wash? Calma que tem post  sobre isso! É só clicar aqui! Mas para te deixar por dentro, o método Co-wash é, basicamente, uma técnica em que se lava os cabelos com condicionador.

Low Poo e No Poo

O que não pode ter?

A gente sabe que parece um pouco complicado e para dizer a verdade é mesmo. São muito nomes complicados que precisamos saber na hora de comprar os produtos.  Mas não se desespere! Criamos uma lista com os sulfatos e petrolatos proibidos nas rotinas Low Poo e No Poo para você criar uma colinha que vai te ajudar na hora das compras!

Sulfatos

  • Lauril Sulfato de Sódio (Sodium Laureth Sulfate)
  • Lauril Éter Sulfato de Sódio (SLES – Sodium Lauryl Ether Sulfate)
  • Lauril Éter Sulfato de Amônio (ALES – Ammonium Laureth Sulfate)
  • Lauril Sulfato de Amônio ou Dodecil Sulfato de Amônio (ALS- Ammonium Lauryl SulfateALS)
  • Sulfato de Sódio Polioxietileno Tridecil; Sulfato de Sódio Éter Tridecilico; Sódio Tridecil Trioxietil Sulfato (Sodium Trideceth Sulfate)
  • Miristil Éter Sulfato de Sódio (Sodium Myreth Sulfate)
  • Sulfato de Sódio Coco (Sodium Coco/Cocoyl Sulfate)
  • Sulfonato de Sódio Olefina C14-16 (Sodium C14-16 Olefin Sulfonate)
  • TEA Lauril Sulfato (TEA Lauryl Sulfate)
  • TEA Dodecilbenzenosulfonato (TEA dodecylbenzenesulfonate)
  • Alquilbenzeno Sulfonato de Sódio (Sodium Alkylbenzene Sulfonate
  • EhtylPEG-15 Cocamine Sulfate
  • Dioctyl Sodium Sulfoccinate

Petrolatos

  • Óleo mineral (Mineral Oil)
  • Petrolato (Petrolatum)
  • Parafina líquida (Paraffinum Liquidum)
  • Vaselina (Vaselin)
  • Alcano (Alkene)
  • Isododecano (Isododeceno)
  • Dodecano (Dodeceno)
  • Isoparafna (Isoparafin)

Produtos liberados

Para te ajudar ainda mais, a gente separou alguns produtos que são liberados na rotina de Low Poo. E caso você tenha interesse em adquirir algum dos produtos, basta clicar no botão de compra, que vem logo a baixo dele, e você será redirecionada para o site! Veja a seguir!

Shampoos

Low-Poo-e-No-Poo

Botão - Araujo

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

Condicionadores

Low-Poo-e-No-Poo

botao-netfarma

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

 

Cremes de pentear

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

Low-Poo-e-No-Poo

botao-netfarma

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

 

Máscaras

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

Low-Poo-e-No-Poo

botao-walmart

Low-Poo-e-No-Poo

Botão - Araujo

 

Você pratica alguma das rotinas Low Poo e No Poo? Compartilhe com a gente a sua experiência!

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *