Gengivoplastia: a cirurgia que devolve sorrisos!

Gengivoplastia: a cirurgia que devolve sorrisos!

Sabe aquele sorriso em que a gengiva aparece mais que o dente? Ele é o famoso sorriso gengival e incomoda esteticamente muitas pessoas. O que a maioria não sabe é que existe uma forma simples de mudar esse reflexo no espelho e começar a sorrir sem medo: a gengivoplastia.

O que é gengivoplastia?

É uma cirurgia que faz a remodelação do tecido gengival, ou seja, nada mais é que um corte na gengiva. A maioria tem esse problema de nascença, mas pode também ser obtido através de uso de algum medicamento ou por causa de inflamações. A busca mais comum é para que os dentes possam parecer maiores e a gengiva ficar escondida quando sorri, franze o nariz ou até fala, fazendo com que dentes, lábios e face do paciente se harmonizem. A gengivoplastia é mais comum em mulheres, mas também é procurada por pacientes homens.

Qualquer pessoa pode fazer?

Como é uma cirurgia bem tranquila, há poucas contraindicações. É apenas analisado pelo cirurgião dentista se o paciente está com a saúde bucal em dia e se a radiografia e o exame de sangue estão bons. Doenças periodontais (gengivite, periodontite crônica, periodontite agressiva, periodontite necrosante e periodontite como manifestação de doença sistêmica), cáries e problemas endodônticos impedem a realização da cirurgia, pois esses problemas devem ser tratados antes do procedimento. Quem está livre disso, pode fazer a gengivoplastia tranquilamente.

Como funciona a cirurgia?

É bem simples e pode durar de 30 minutos a 2 horas, varia de acordo com a quantidade de dentes trabalhados. É aplicado a anestesia local e com um bisturi é refeito o contorno das gengivas. Só em outros casos, quando o excesso de gengiva for maior que 8mm, que pode ser necessário uma cirurgia mais extensa e complexa, na qual parte do osso é removida e reposicionada.

gengivoplastia

Gengivoplastia dói?

Como a cirurgia é feita com a aplicação de anestesia o paciente não sente nada. A anestesia é colocada apenas na gengiva da região de cada dente que envolve o procedimento, então mesmo que o paciente esteja consciente, ele não irá sentir nenhuma dor.

E  recuperação?

Há desconfortos nos primeiros dias, então é indicado que o paciente fique de repouso, evite fazer esforço e ingira alimentos líquidos e sorvete nas primeiras 48 horas. Também pode ocorrer nesses primeiros dias, inchaço na região e incômodo para escovar os dentes. Mas costuma ser uma recuperação tranquila e após esses 2 dias o paciente já pode voltar a rotina normal. Este período costuma durar em torno de 10 dias e é colocada uma massa protetora no local para que o paciente se alimente normalmente, e não sinta dor.

Depois da gengivoplastia, a gengiva pode voltar a crescer?

Há relatos de pessoas que fizeram a gengivoplastia e após um tempo a gengiva voltou a crescer. Isso pode ocorrer por alterações resultantes de retrações gengivais por causa da má escovação, inflamações gengivais, biotipo da gengiva ou pela quantidade de osso suportando essas gengivas. Tabagismo e uso de medicamentos contínuo também podem influenciar.

Onde procurar? Preços?

Qualquer cirurgião dentista pode fazer a cirurgia, mas é mais indicado que seja feita por um periodontista, que é o profissional especialista em gengivas. O preço varia de profissional pra profissional, mas em média é cobrado por dente reformado, em torno de R$90.

Preciso fazer clareamento depois?

Após a gengivoplastia é um bom momento para o clareamento dentário, pois a cirurgia diminui a parte que aparece da gengiva e faz com que os dentes tenham aparência maiores e se sobressaiam no sorriso. Não é obrigatório, mas o procedimento pode ficar ainda mais harmonioso e satisfatório para o paciente.

Quais famosos já fizeram?

Vários famosos que se incomodavam com o sorriso gengival fizeram a cirurgia também. Focos dos olhares do mundo, encontraram na gengivoplastia a possibilidade de sorrir sem medo na frente das câmeras.

Confira o antes e depois:

Bárbara Paz

gengivoplastia

Glória Pires

gengivoplastia

Grazi Massafera

gengivoplastia

Jennifer Garner

gengivoplastia

Miley Cyrus

gengivoplastia

Victoria Beckham

gengivoplastia

Wanessa

gengivoplastia

Ronaldinho Gaúcho

gengivoplastia

Como podem ver, a gengivoplastia é simples e faz diferença em muitas pessoas que são infelizes com o seu sorriso. A arte de sorrir não deve ser ameaçada pela vergonha de sua aparência!

E você, tem mais dúvidas sobre a cirurgia? Já fez e quer contar um pouco da experiência?

Replies: 0 /

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *