Drenagem Linfática: Saiba tudo sobre esse procedimento!

Drenagem Linfática: Saiba tudo sobre esse procedimento!

A drenagem linfática é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos para o tratamento da celulite e a redução da gordura localizada, mas você sabe realmente como funciona e que benefícios esse procedimento pode te oferecer?

Como o nome sugere, a drenagem linfática trabalha estimulando o sistema linfático, que é composto por uma rede complexa de vasos linfáticos que movem fluidos pelo corpo, assim como as artérias e veias, como explicaremos a seguir.

Apesar de exigir algumas técnicas específicas, muitas pessoas fazem a drenagem linfática em casa. Nesse texto vamos explicar se realmente dá pra fazer a drenagem linfática em casa, se ajuda a emagrecer e que benefícios esse procedimento pode te oferecer.

Como funciona?

Como falamos, o sistema linfático é formado por uma rede de vasos linfáticos que transporta a linfa, que é um líquido rico em proteínas, glóbulos brancos, microrganismos, células mortas, células sanguíneas e que também pode carregar bactérias e toxinas, e para entender como funciona a drenagem linfática, é importante saber um pouco mais sobre o sistema linfático, como vamos explicar a seguir.

Assim como o sangue, a linfa realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios linfáticos (também conhecidos por linfonodos), que estão espalhados por todo o corpo. Os gânglios filtram a linfa e ajudam o organismo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas.

Alguns gânglios linfáticos podem ser sentidos com as mãos, se você ou o profissional (fisioterapeuta ou massoterapeuta especializado) apalpar nos locais certos, como a virilha, as axilas, atrás da orelha e abaixo do queixo, por exemplo.

Quando o organismo tem alguma dificuldade em levar a linfa para os gânglios, ou quer acelerar esse processo para reduzir a gordura localizada e a celulite, por exemplo, fazer uma drenagem linfática pode ajudar, estimulando manualmente esse processo que deveria ser feito naturalmente, e “conduzindo” a linfa através dos vasos até o gânglio mais próximo da área tratada. Por exemplo: Quando a drenagem é feita nos glúteos, nas pernas ou na barriga, por exemplo, o caminho feito é até o gânglio da virilha.

Dá pra fazer drenagem linfática em casa?

Sim, muitas pessoas fazem a drenagem linfática em casa, e apesar de a gente indicar fazer esse procedimento com um profissional qualificado, caso queira fazer, siga esse passo a passo:

  • Deite e coloque um apoio embaixo das pernas (na altura dos tornozelos e panturrilha), e fique nessa posição durante cerca de 15 minutos, para melhorar o retorno venoso;
  • Tome um banho morno, para promover a vasodilatação e facilitar a penetração dos ativos do creme que vai usar na massagem;
  • Faça a massagem com a mão em forma de conchinhas, e use cremes que tenham ativos contra a celulite e a gordura localizada, como a cafeína, por exemplo, para otimizar o processo;
  • Faça pressão de leve a moderada, de acordo com a região e o seu objetivo.

drenagem linfática para celuliteDrenagem linfática elimina celulite?

A celulite é um dos problemas mais tratados com a drenagem linfática, mas os resultados podem variar de pessoa pra pessoa, de acordo com os hábitos da pessoa (como alimentação, tabagismo, estresse), e do grau da celulite. Se o quadro já estiver mais avançado, serão necessárias mais sessões de drenagem linfática para que o aspecto de casca de laranja da pele causada pela celulite e a retenção de líquidos fique melhor.

Drenagem linfática ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas buscam mecanismos que ajudem a emagrecer, e como dissemos, a drenagem linfática ajuda a reduzir medidas, já que acaba com o inchaço e a retenção de líquidos e elimina as toxinas do corpo, mas não deve ser um procedimento feito isoladamente, e sim em conjunto com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, para que você tenha resultados mais significativos e mais duradouros.

Drenagem linfática na gravidez

É muito comum as mulheres fazerem a drenagem linfática na gravidez, por causa da retenção de líquidos, o inchaço corporal, as celulites e estrias que podem aparecer durante esse período.

O período da gravidez é muito delicado, e por isso a drenagem linfática só deve ser feita depois do terceiro mês, com indicação médica e com profissionais capacitados, para não drenar a área da barriga ou da mama, por exemplo, ou fazer movimentos mais fortes do que deveria.

 

 

Replies: 0 /
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *