Cronograma Capilar: Entenda o que é e saiba como fazer em casa!

Cronograma Capilar: Entenda o que é e saiba como fazer em casa!

O cronograma capilar nada mais é do que uma prática de cuidados com os cabelos, onde o mesmo é realizado a partir de uma agenda de tratamentos para repor todos os nutrientes, água e proteínas que os fios perdem naturalmente no dia a dia. Para iniciar o cronograma capilar é necessário que se faça uma avaliação do estado do fio de cabelo.

Grande parte do cronograma capilar pode ser realizado com produtos baratos e muitas vezes com receitinhas totalmente caseiras. Elaboramos o texto com várias dicas e receitas que vão dar aquele up nos cabelos.

Como fazer o cronograma

Quando o cabelo é bem hidratado é cuidado ele cresce bem mais forte e saudável, no entanto para que isso aconteça é indispensável manter uma boa hidratação, nutrição e reconstrução em dia. Para que haja uma boa saúde do couro capilar é sempre conveniente realizar massagens capilares com óleos e produtos especiais. Levantamos todas as principais etapas para a realização do cronograma capilar.

O cronograma capilar é realizado em um período de quatro semanas, sendo que estas são divididas em três etapas.

  • Primeira semana: hidratação, hidratação e nutrição;
  • Segunda semana: hidratação, nutrição e hidratação;
  • Terceira semana: hidratação, nutrição e hidratação;
  • Quarta semana: hidratação, nutrição e reconstrução.

cronograma capilar hidrataçãoFase Hidratação

Esta fase é realizada antes de lavar os cabelos. Antes de dormir na noite anterior podendo ser até algumas horas antes de lavar os cabelos, para isso será necessário colocar um tônico capilar em todo couro cabeludo e massagear bem.

Entre os tônicos capilares disponíveis no mercado podemos destacar o tônico fortalecedor detox da Salon Line que é muito eficaz na desobstrução do bulbo capilar, fazendo com que ocorra a estimulando e a respiração da raiz e no combate da oleosidade excessiva. Entretanto o tônico capilar pode ser o que a pessoa tem preferência .

Também pode ser utilizado tônicos capilares de fabricação totalmente caseira, como por exemplo o pré- shampoo de chá verde, tônico caseiro de gengibre e tônico capilar feito a partir do sumo da batata.

Para realizar a hidratação é necessário lavar os cabelos como de costume, logo após o uso do shampoo use a máscara ou receita caseira de sua preferência antes do condicionador. Uma boa dica é fazer misturas com as máscaras que você tem em casa e adicionar nelas ingredientes mais hidratantes, como por exemplo o bepantol e queratina líquida.

Fase Nutrição

Primeiramente será preciso massagear o couro cabeludo com com óleos vegetais, este óleo pode ser o de sua preferência. Uma boa dica é aplicar óleo de rícino em todo o couro cabeludo e massagear com movimentos circulares entre 5 e 10 minutos. Este óleo é um grande aliado contra queda e auxilia no fortalecimento dos fios.

Após realizar a massagem é necessário fazer a umectação capilar, para isso será preciso aplicar uma mistura com óleo de rícino com azeite extra virgem, sempre aplicando mecha por mecha. Deixe agir durante duas horas. Para retirar a umectação é necessário apenas de lavar os cabelos com shampoo normalmente.

Fase Reconstrução

Será nesta fase que o cabelo irá repor todas as proteínas e aminoácidos, deixando os mais encorpados e fortes. Neste caso pode ser usado apenas queratina liquida ou até mesmo as receitinhas caseiras que possuam ingredientes reconstrutores.

Para realizar a reconstrução capilar é bem simples, basta lavar os cabelos como de costume e aplicar a máscara ou a receitinha caseira, aplicando sempre mecha a mecha. Caso você queira também pode incorporar o uso do vinagre de maçã para selar as cutículas e dar brilho aos cabelos.

Produtos para cronograma capilar?

Os produtos utilizados para o cronograma capilar são tônicos capilares, shampoo neutro, óleos vegetais como óleo de coco, óleo de rícino, yamasterol, bepantol e azeite de oliva extra virgem. Porém devemos destacar também alguns produtos totalmente caseiros, como por exemplo as hidratações realizadas com maizena, água de arroz, com glicerina, mel e abacate, gelatina, vinagre de maçã, entre outros.

cronograma capilar cabelos cacheadosCronograma capilar para crescimento

No cronograma capilar para crescimento são utilizados produtos e alimentos que possam acelerar o crescimento dos fios. Para que haja o efeito esperado é necessário realizar os seguintes passos, lavagem, estímulo, proteção, alimentação, suplemento e por fim o acabamento.

Os produtos necessários para elaborar todas essas etapas são: o shampoo detox, shampoo estimulante, tônico capilar, leve-in, alimentação saudável, vitamina capilar e hidratação,nutrição e reconstrução.

O modo da realização do cronograma capilar para crescimento é bem parecido com o cronograma capilar, as diferenças observadas são apenas de alguns produtos serem destinados especialmente para o crescimento dos cabelos.

Ficou alguma dúvida sobre cronograma capilar então nos conte nos comentários!

Replies: 0 /

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *