Farinha de Maracujá: Emagrece mesmo? Como usar? Como fazer?

Farinha de Maracujá: Emagrece mesmo? Como usar? Como fazer?

A Farinha de Maracujá é um suplemento funcional extraído da parte branca da casca do maracujá e que pode oferecer diversos benefícios à saúde. Um exemplo é reduzir o risco de diabetes do tipo 2.

Rica em nutrientes, vitaminas B3 e C, cálcio, ferro e fibras, a Farinha de Maracujá também ajuda a melhorar o sistema digestivo e está sendo considerada uma aliada da perda de peso, enriquecendo diversas receitas sem acrescentar gorduras ou calorias.

Nesse texto vamos falar sobre todos os benefícios da farinha de Maracujá, dar a receita para você fazer em casa, falar como usar e explicar se ela realmente ajuda a emagrecer. Confira!

Como usar a Farinha de Maracujá?

Como dissemos, a Farinha de Maracujá é fonte de vitaminas e minerais, e inclui-la no cardápio do dia a dia é muito simples. Veja a seguir:

Antes das refeições

Tomar um copo de água com uma colher de farinha de maracujá 30 minutos antes das refeições é a forma ideal para quem quer emagrecer. As fibras liberadas formam um gel no estômago causando uma sensação de saciedade, reduzindo a fome.

Durante as refeições

Você pode misturar uma colher da farinha de maracujá na comida ou na salada, pois ela não interfere no sabor.

Sobremesa e lanches

Inclua uma colher de sopa de farinha de maracujá nos sucos, vitaminas, iogurtes ou nas frutas na hora do lanche ou na sobremesa.

A dose diária recomendada é de duas colheres de sopa por dia (25g/dia), que representa 74% das necessidades diárias de fibra alimentar.

Farinha de Maracujá

Ajuda a combater a diabetes?

Como dissemos, a Farinha de Maracujá é rica em fibras.  Em especial a pectina, que faz com que a absorção da glicose seja mais lenta, sendo liberada em pequenas doses na corrente sanguínea. Ela também reduzir a produção de insulina e os picos de glicemia, que é responsável pela vontade de comer mais doces, o que ajuda a combater a diabetes.

A redução da produção da insulina e dos picos de glicemia são importantes para que não aconteça um processo chamado “resistência à insulina”.  Ela ocorre quando organismo precisa de mais insulina para armazenar a mesma quantidade de glicose. Se esse processo não for revertido a tempo, pode evoluir para diabetes tipo 2.

Farinha de Maracujá

Farinha de Maracujá emagrece mesmo?

Sim! A Farinha de Maracujá ajuda a emagrecer porque é rica em fibras como a pectina, que ao entrar em contato com os líquidos do estômago forma uma espécie de gel e retarda o esvaziamento gástrico.  Isso causa uma sensação prolongada de saciedade, reduzindo a necessidade de ingerir mais alimentos. Além disso, a Farinha de Maracujá ajuda a:

  • acelerar a eliminação de gorduras do organismo
  • absorção de carboidratos
  • a regular o funcionamento do intestino, prevenindo problemas como a prisão de ventre e ajudando a perder medidas na barriga.

Também já falamos sobre a Farinha de Maracujá impedir a liberação de insulina em grande quantidade. Isso  além de reduzir o risco de diabetes, também ajuda a acelerar o metabolismo, evitando o acúmulo de gordura.

Algumas mulheres relatam ter perdido 8 kgs em dois meses depois que começaram a usar a Farinha de Maracujá. Lembrando que esse número pode variar de acordo com o organismo de cada pessoa.

Farinha de Maracujá

Como fazer em casa?

Agora que você já sabe todos os benefícios que a Farinha de Maracujá pode te oferecer, anote a receita para fazer o seu suplemento em casa:

  • Coloque quatro maracujás inteiros em um litro de água com uma colher (sopa) de água sanitária. Deixe de molho por 15 minutos.
  • Em seguida, lave o maracujá em água fria. Depois corte-os ao meio e retire a polpa, deixando apenas a parte branca da casca.
  • Corte as cascas em tiras e leve ao forno médio por 30 minutos.
  • Retire as cascas do forno, deixe esfriar e coloque no liquidificador, batendo em potência máxima até que vire uma farinha.
  • Peneire e armazene em um frasco de vidro com tampa.

Farinha de Maracujá

Farinha de maracujá em cápsulas

Como mostramos, fazer a farinha de maracujá é muito simples e rápido. Porém, ela também é vendida em lojas de produtos naturais.

Caso você prefira o suplemento em cápsulas ao invés da farinha, você pode comprar em farmácias e lojas que vendem produtos naturais, como o Mundo Verde, e tomar de acordo com a indicação do rótulo, respeitando a dose máxima diária de 25g.

Replies: 0 /

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *